PUBLICIDADE

Sisu oferta 398 vagas na UTFPR em Ponta Grossa

Campus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) é a única alternativa na cidade e terá vagas para 10 cursos

Campus de Ponta Grossa terá vagas em sete cursos de graduação e três formações para tecnólogos
Campus de Ponta Grossa terá vagas em sete cursos de graduação e três formações para tecnólogos -

Campus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) é a única alternativa na cidade e terá vagas para 10 cursos

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) abre inscrições nesta terça-feira (22). O programa, que permite a utilização da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para buscar uma vaga no ensino superior, ofertará 235.476 vagas distribuídas em 129 universidades públicas de todo o país. Em Ponta Grossa, o campus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) é a única alternativa para preencher 398 vagas em 10 cursos a partir do processo.

Parte das vagas por curso está restrita a estudantes do ensino público que estão inseridos em alguns critérios, entre eles, renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo. As outras ficam abertas para ampla concorrência. Na inscrição é possível escolher até duas opções de cursos. A principal novidade deste ano é que os estudantes que forem selecionados em qualquer uma das duas opções não poderão participar da lista de espera. Até o ano passado, aqueles que eram selecionados na segunda opção podiam ainda participar da lista e ter a chance de ser escolhido na primeira opção.

As vagas na unidade ponta-grossense estão disponíveis para os seguintes cursos: Ciência da Computação, Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Engenharia Química em turno integral com atividades durante manhã e tarde; Ciências Biológicas em turno integral com aulas no período vespertino e noturno; e os cursos tecnológicos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Automação Industrial e Fabricação Mecânica no período noturno.

A UTFPR oferta o Programa Auxílio Estudantil (PAE) aos estudantes regularmente matriculados nos cursos ofertados de Graduação, da Educação Profissional Técnica de Nível Médio e Stricto Sensu da UTFPR. O projeto atende prioritariamente, os que comprovam renda familiar mensal per capita de até um salário mínimo e meio nacional, vigente à época do processo de seleção. O PAE-UTFPR distribui os seguintes benefícios: auxílio-alimentação, auxílio-moradia e auxílio-básico, de acordo com edital anual especifico.

Simulador

Para os curiosos, ansiosos ou precavidos, o Ministério da Educação lançou um simulador de notas. A ferramenta permite que o candidato veja em quais cursos teria sido aprovado em edições anteriores do processo, por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O sistema está disponível no site sisu.mec.gov.br.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE PONTA GROSSA

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE