PUBLICIDADE

Novo delegado chefe visita 13ª SDP nesta terça-feira

Nagib Palma acompanhará operação policial na região, mas troca de comando ainda não será efetivada

Novo comandante (dir.) deixa a delegacia de Cascavel para substituir Danilo Cesto (esq.)
Novo comandante (dir.) deixa a delegacia de Cascavel para substituir Danilo Cesto (esq.) -

Nagib Palma acompanhará operação policial na região, mas troca de comando ainda não será efetivada

O novo delegado chefe da 13ª Subdivisão Policial (SDP) visita Ponta Grossa nesta terça-feira (15). Nagib Nassif Palma acompanhará uma operação policial que acontecerá na região, mas ainda não efetivará a troca no comando da Polícia Civil do município. A data para a transmissão dos cargos e tomada de posse ainda será definida, mas deverá acontecer na próxima semana.

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SESP) informou a mudança em nota, comunicando a saída de Danilo Cesto para a chegada do delegado chefe da 15ª SDP em Cascavel, Nagib Nassif Palma. A portaria que ratifica a transferência de Nagib já foi publicada pelo Departamento de Polícia Civil do Paraná. O atual delegado de Ponta Grossa ainda aguarda a designação para o novo cargo. “Eu ainda tenho trabalhos para finalizar aqui e ele também tem trabalhos para finalizar em Cascavel. Isso nos pegou, de certa maneira, de surpresa, mesmo sabendo que isso poderia acontecer pela troca de Governo”, explica Danilo Cesto.

Em entrevista coletiva na manhã desta segunda-feira (14), o novo delegado da subdivisão ponta-grossense falou sobre a mudança e destacou os resultados obtidos no oeste paranaense: "A administração achou por melhor fazer a mudança, devido ao perfil operacional que sempre tive, aos resultados que tivemos nesses oito meses em Cascavel. Nós fizemos mais de oito operações em oito meses e todos os índices de crimes violentos da cidade reduziram", conta Nagib. No último ano, as forças de segurança em Cascavel registraram queda de 60% nos homicídios e 100% nos latrocínios.

Nagib também comentou sobre a nova delegacia que irá chefiar e destacou Ponta Grossa como um ponto importante para a segurança no estado. "Fui escolhido para a 13ª SDP, a qual avaliou-se que está necessitando de um perfil mais operacional. Ponta Grossa tem a maior subdivisão do estado, em termos de região, e é um polo importante ao Paraná", relata.

Danilo estava em Ponta Grossa desde o fim de 2012, quando substituiu Valéria Padovani. Cesto já havia passado pelas delegacias de São Mateus do Sul e São João do Triunfo. O delegado avaliou o período de seis anos à frente da 13ª: “Nós obtivemos resultados muito positivos e saio com a sensação de dever cumprido. Modernizamos a Polícia Civil de Ponta Grossa, tanto com os funcionários tendo cursos de capacitação e também com novas ferramentas. Procuramos suprir as necessidades tecnológicas para o bom desempenho dos nossos policiais”, ressaltou. Danilo destacou a digitalização de inquéritos, vídeos conferências, tirar presos da carceragem da 13ª e de outras delegacias da região como principais medidas no período.

Desafios para o futuro

O atual delegado de Ponta Grossa destacou a redução de crimes no ano de 2017, com 40 homicídios, tendo 20 mortes a menos por homicídio do que a média nos outros anos. Porém, lamentou o aumento em 2018 para 59 casos. Para Danilo, a ampliação no número de policiais é a principal demanda da segurança no município: “O novo delegado chefe certamente analisará e pedirá recursos para ampliar o efetivo. A maior necessidade policial em Ponta Grossa é de mais policiais para fortalecer o combate ao tráfico de drogas, que é um crime que gera outros crimes”, avalia.

Histórico do novo comandante

O novo delegado da subdivisão ponta-grossense está em Cascavel desde abril de 2018, após deixar a 16ª SDP em Campo Mourão. O policial também tem experiência no comando da 3ª SDP em São Mateus do Sul e como delegado adjunto em Maringá e também em Cascavel. No último dia 4 de dezembro, Nagib recebeu moção de aplauso na Câmara de Vereadores pelo trabalho no município do oeste paranaense. Nagib tem 48 anos e é gaúcho de Santa Maria. É formado em direito e tem 17 anos de experiência na Polícia Civil.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE PONTA GROSSA

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE