PUBLICIDADE

Colégio Positivo Master oferece ensino bilíngue em PG

Quatro turmas do Ensino Infantil terão a possibilidade de aprender outro idioma em um período estendido na instituição

Mariângela Cunha, diretora do Colégio Positivo, participou de live no Portal aRede
Mariângela Cunha, diretora do Colégio Positivo, participou de live no Portal aRede -

Quatro turmas do Ensino Infantil terão a possibilidade de aprender outro idioma em um período estendido na instituição

Há dois meses em Ponta Grossa, o Colégio Positivo Master oferece nova possibilidade de aprendizado para as crianças do 1º ao 4º ano do ensino infantil. Com turmas já na fila de espera, o ensino bilíngue é uma nova possibilidade de metodologia que será ofertada a partir de 2019.

Por essa razão, ao contrário do que às vezes se imagina, o aprendizado de uma segunda língua não atrapalha o desenvolvimento da criança. O bilinguismo traz inúmeros benefícios cognitivos, sociais, culturais e econômicos. É o que comenta Mariângela Hoog Cunha, diretora de Inovação e Implantação do Colégio Positivo, que participou de live no Portal aRede e deu mais detalhes sobre o projeto. Especialista no Ensino Bilíngue, Mariângela é responsável pela implantação da modalidade de ensino no Colégio Positivo Master, em Ponta Grossa.

Ela explica que é preciso aproveitar o momento em que as crianças se encontram. “Vivenciar o inglês ou outro idioma desde os primeiros passos estimula o cérebro, que na fase da infância está mais aberto a fazer conexões, influenciando sua formação intelectual”, afirma. A diretora esclarece que a associação feita entre as palavras do idioma materno e do estrangeiro faz com que o cérebro da criança aprenda a realizar conexões importantes para o aprendizado, ainda mais quando aliado aos estímulos físicos, como canções, atividades esportivas e lúdicas.

A questão mais importante para a educação bilíngue é como a exposição na segunda língua será feita e não tanto quando. Não é somente o que aprender mas sim como aprender e preferencialmente aprender fazendo. O ensino de línguas, bem como o de qualquer outra área do conhecimento, deve ser prazeroso, significativo e desafiador, respeitando a individualidade de cada criança.

Segundo a educadora, há ganhos cognitivos. Crianças bilíngues possuem vantagens referentes ao raciocínio e ao pensamento crítico-criativo, devido à constante ginástica cerebral demandada para se expressar nas diferentes línguas. Dessa maneira, o Ensino Bilíngue oferece também mais abertura e disposição para o desenvolvimento de outras habilidades, já que esse processo aguça diversas áreas do cérebro, tornando as crianças mais flexíveis e abertas a novas experiências.

Outro ganho importante, segundo a educadora, é que no Ensino Bilíngue de verdade, não é promovido apenas o ensino da língua.  Por meio de uma formação multicultural, os alunos são incentivados a agir como cidadãos do mundo. “O aprendizado contempla atividades que envolvem contextos locais e globais, conectando as diversas culturas dos países. Dessa forma, os alunos vivenciam novas realidades e desenvolvem valores universais, tornando-se capazes de fazer a diferença em qualquer lugar do mundo e aptos a experiências de estudo e vivência no exterior”, conclui.

Além disso, em um país onde apenas 5% da população domina outro língua além do português - competência fundamental para a inserção no mercado de trabalho e no mundo moderno. O bilinguismo é uma das habilidades essenciais aos cidadãos do século 21.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE PONTA GROSSA

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE