PUBLICIDADE

PG garante a sindicato que não alterará regime de contratação

Informação foi confirmada pelo presidente do SindServ, Leovanir Martins, após reunião com secretários. Preocupação era mudança do regime celetista para estatuário.

Presidente do SindServ, Leovanir Martins esteve em reunião que garantiu manutenção do sistema.
Presidente do SindServ, Leovanir Martins esteve em reunião que garantiu manutenção do sistema. -

Informação foi confirmada pelo presidente do SindServ, Leovanir Martins, após reunião com secretários. Preocupação era mudança do regime celetista para estatuário.

A prefeitura de Ponta Grossa deve cumprir com a promessa firmada durante a campanha à reeleição de Marcelo Rangel, em 2016, e manter o regime de contratação celetista junto aos servidores. A informação foi repassada pelo presidente do sindicato da categoria, Leovanir Martins, pelas redes sociais, logo após uma reunião com secretários municipais.

Desde o final do ano passado, os servidores estavam preocupados com a possibilidade de que o regime de contratação fosse alterado para o modelo estatutário. A mudança, de acordo com o Sindicado dos Servidores Públicos Municipais de Ponta Grossa (SindServ), poderia trazer prejuízos para a categoria.

Na reunião que firmou o compromisso da prefeitura em manter o regime estiveram presentes, além do presidente do sindicato, os secretários de Recursos Humanos, Ricardo Linhares, e de Governo, Maurício Silva.

“Admitiram que o tema chegou a ser discutido no final do ano passado, mas deram o compromisso de que durante a gestão de Rangel não será feita a alteração de regime no governo”, disse Martins. O representante da categoria ainda ressaltou que já esperava a confirmação, já que o prefeito havia firmado compromisso com os servidores durante a campanha de reeleição.

“Claro que nós imaginávamos que não poderia ser diferente, até porque quando houve campanha eleitoral, nós levantamos o tema na pauta para os candidatos a prefeito e lá ele assumiu que não iria mudar o regime. Então para nós seria uma surpresa e uma traição aos trabalhadores se viesse essa alteração”, disse o presidente. A informação de que não haverá mudança no regime estatutário foi confirmada pela prefeitura.

Diferenças

O regime estatutário é definido por um conjunto de regras que regulam a relação funcional entre o servidor e o Estado. Ele submete-se ao Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos Federais (lei 8.112/90).  O regime outorga aos servidores públicos um conjunto de proteções específicas para o exercício da função pública. Entre elas, a estabilidade após três anos de exercício aos servidores nomeados para cargo de provimento efetivo.

Já o regime celetista é regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). A relação jurídica entre o Estado e o servidor trabalhista no regime celetista é de natureza contratual, ou seja, é celebrado um contrato de trabalho.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE POLÍTICA

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE