PUBLICIDADE

Oriovisto e Arns surpreendem e são eleitos no PR

Imagem ilustrativa da imagem Oriovisto e Arns surpreendem e são eleitos no PR
-

Oriovisto Guimarães (Podemos) e Flavio Arns (Rede) são os novos senadores do Paraná. Com 91,99% das urnas apuradas, o terceiro colocado, Roberto Requião (MDB), já não podia mais alcançar ambos. No final, Professor Oriovisto Guimarães terminou na primeira colocação, com 29,17% dos votos válidos, somando 2.957.135 votos, enquanto que Flavio Arns obteve exatos 23% dos votos válidos, escolhido por 2.331.696 eleitores. A eleição de ambos pode ser considerada uma surpresa, já que todas as pesquisas prévias divulgadas para o senado mostravam Roberto Requião na liderança. O candidato do MDB concluiu o pleito com 1.528.204 dos votos, ou 15,08%.

O ex-governador Beto Richa, que quando lançou sua candidatura despontava como um dos principais nomes, após a prisão em operação do Gaeco, perdeu representatividade. E se na penúltima pesquisa aparecia em empate técnico na segunda colocação, concluiu o pleito apenas 3,7% dos votos, somando 377 mil. Com isso, terminou apenas na sexta colocação, atrás, inclusive, de Miriam Gonçalves, do PT, (5,9%) e Alex Canziani, do PTB (12,8%). 

Em Ponta Grossa, Oriovisto Guimarães também venceu, obtendo 34,3% dos votos (103.289 votos), seguido por Flavio Arns (63.817 votos). Roberto Requião ficou na terceira colocação, com 14,1% (42,5 mil votos), seguido por Canziani (11,9%) e Mirian Gonçalves (4,7%). Beto Richa fez um décimo dos votos de Oriovisto, somando 10,5 mil votos, ou o equivalente a 3,5% dos votos válidos. 

Professor Oriovisto tentou entrar na vida pública pela primeira vez. Ele é um dos fundadores do Grupo Positivo, que começou na área de ensino e hoje também atua em outras áreas, como na informática. Já Flavio Arns já foi eleito como senador, exercendo o cargo entre 2003 e 2011. Ele também ocupou o cargo de vice-governador do Paraná, quando foi eleito na chapa de Beto Richa, onde também acumulou o cargo de Secretário de Estado de Educação. 

Novos senadores ressaltam combate à corrupção no país

Em entrevista concedida após a confirmação de sua eleição, Oriovisto Guimarães disse que recebeu a vitória com uma satisfação enorme, e que isso o encoraja a lutar firmemente no país. “Duas coisas são importantes pra mim no senado. Primeiro, representar bem o Paraná, trazer os recursos que o Paraná precisa. (...)E o aspecto mais geral, a nível Brasil, lutar para ter leis mais duras de combate à corrupção”, disse.

Já Flavio Arns (Rede), informa que irá voltar os olhos para que irá trabalhar com muito cuidado, para que todas as medidas possíveis, necessárias para o crescimento do Brasil, sejam tomadas. “Vamos, pelo diálogo, buscar os caminhos que são importantes”, informa. Ele também ressaltou as bandeiras que irá defender no Senado. “Pessoas com deficiência, educação, combate a corrupção de maneira obcecada, trabalhando junto com setor produtivo, para fazermos juntos”, ressaltou.

Requião critica pesquisas e Richa não se pronuncia

Os maiores perdedores nessas eleições foram os ex-governadores, Roberto Requião e Beto Richa. Requião, após a derrota, se manifestou no Twitter, citou as pesquisas como cruciais para o insucesso. “No Paraná, as empresas de pesquisa simularam um crescimento de Beto Richa (Ibope) e me liquidaram com o voto útil em Oriovisto e Arns. Além disto, fui atacado com calunias nos últimos dias. Da melhor condição eleitoral do pais para a derrota em 48 horas. Apreendamos!”, escreveu. E depois completou: “Fui derrotado pela minha luta pelo estado de direito, pelo meu rigor contra abusos judiciais e pelo estado democrático. Não visei eleição, mas aperfeiçoamento de nosso pais”. Beto Richa, por sua vez, não concedeu entrevista coletiva após a apuração das urnas e nem se manifestou nas redes sociais.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE POLÍTICA

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE