PUBLICIDADE

Paranaenses irão às urnas escolher dois representantes para o Senado

21/06/2017- Brasília- DF, Brasil- Sessão deliberativa extraordinária no plenário do Senado 
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
21/06/2017- Brasília- DF, Brasil- Sessão deliberativa extraordinária no plenário do Senado Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil -

O  Brasil possui 81 senadores. Ele são eleitos de forma regionalizada, de modo que cada estado tenha três representantes em Brasília – seja São Paulo, com seus mais de 33 milhões de votantes, ou Roraima, que possui 1% disso, exatos 333.464 moradores com título de eleitor. Neste ano, todo o estado brasileiro irá eleger dois representantes, que ocuparão o cargo por oito anos. Pelo Paraná, as cadeiras que ficarão vagas para 2019 são a de Roberto Requião e de Gleisi Hoffmann (PT). A terceira cadeira do estado é de Alvaro Dias (Podemos), eleito em 2014. No Brasil, são 337 candidatos para 54 vagas.

Roberto Requião (MDB) é candidato a reeleição e liderou todas as pesquisas eleitorais feitas no Estado, despontando como o favorito para a primeira das vagas. Já para a segunda há uma disputa bastante acirrada entre quatro candidatos, que pela última pesquisa do Ibope*, divulgada dia 27 de setembro, estavam tecnicamente empatados: Beto Richa (PSDB), Flavio Arns (Rede) Oriovisto Guimarães (Podemos) e Alex Canziani (PTB), nesta ordem. Gleisi não tentou a reeleição, candidatando-se como deputada federal. Essa foi a metodologia utilizada para a escolha dos candidatos em destaque - os outros foram alinhados em ordem alfabética.

Caso Beto Richa seja eleito, há o risco de ele não poder assumir a cadeira, vindo essa a ser ocupada pelo terceiro mais votado. Isso pode ocorrer porque o MPE já opinou pela impugnação do candidato. Se o tribunal votar contra o tucano, ele pode até recorrer, mas não haverá tempo hábil para julgar o recurso até domingo. Assim, caberia esse julgamento, após as eleições, para confirmar se ele estaria apto ou não para assumir o cargo. 

*Registro no TRE protocolo nº PRº07128/2018 e no TSE protocolo nº BR-06574/2018


MDB: Requião busca reeleição para o cargo federal

Nascido em Curitiba, Roberto Requião de Mello e Silva tem 77 anos e disputa o terceiro mandato como senador, sempre filiado no PMDB (hoje MDB). Formado em Direito e Jornalismo, ele tem pós-graduação em urbanismo. Na vida pública desde 1983, Requião já foi deputado estadual (1983-1985), prefeito de Curitiba (1986-1989) e governador do Paraná por três vezes (1991–1994, 2003–2006 e 2007–2010). Crítico do governo Temer, chegou a se apresentar como pré-candidato à Presidência da República pelo seu partido. Nas eleições de 2010, ele foi eleito com 2,69 milhões de votos.

PSDB: Beto Richa busca novos desafios   

Carlos Alberto Richa nasceu em Londrina e tem 53 anos. Filho do ex-governador José Richa, exerceu dois mandatos de deputado estadual (1995–1998 e 1998–2000), dois de prefeito de Curitiba (2004–2007 e 2008–2010) e dois de governador do Paraná (2011-2014 e 2015-2018). Beto Richa renunciou ao Palácio Iguaçu em abril de 2018 para concorrer à vaga ao Senado. Richa é formado em engenharia civil. Antes de ingressar no PSDB, passou pelo PTB e pelo PFL [hoje DEM]. Agora, pela primeira vez, ele se candidata a um cargo de âmbito nacional.

REDE: Flávio Arns quer retornar ao Senado

Flávio José Arns nasceu em Curitiba e tem 67 anos. É formado em Letras pela PUC-PR e em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde também fez mestrado. É PhD em Linguística pela Universidade Northwestern (EUA), especializando em comportamento e linguagem. Foi senador entre 2003 e 2011, quando foi eleito vice-governador. Também foi deputado federal entre 1991 e 2003. Foi presidente da Federação Nacional das Apaes, voltadas para educar crianças portadoras de deficiência. Integrou o PSDB e o PT, tendo ingressado na Rede em 2017. Ele é sobrinho de Zilda Arns, que faleceu no Haiti.

PODEMOS: Oriovisto se candidata pela primeira vez

Oriovisto Guimarães, 73 anos, é natural de Batatais (SP). Empresário, foi um dos fundadores, em 1972, do Curso Positivo, que teve muito sucesso em Curitiba e se tornou um conglomerado na área de Educação. É ex-presidente do Grupo Positivo e ex-reitor da Universidade Positivo. Quando jovem, participou de movimentos estudantis. Apesar de ter sido filiado ao PSDB por mais de dez anos, nunca havia disputado uma eleição ou ocupado cargo público. Entre suas bandeiras para o Senado estão o combate à corrupção e os cuidados com as reformas, especialmente da previdência.

PTB: Alex Canziani tem educação como bandeira

Natural de Londrina (PR), Alex Canziani Silveira tem 54 anos. Formado em Direito pela Universidade Estadual de Londrina, está no quinto mandato de deputado federal, tendo sido eleito pela primeira vez em 1998. Também foi vereador por dois mandatos, entre 1989 e 1996, e vice-prefeito de sua cidade natal. Foi secretário estadual de Emprego e Relações do Trabalho durante o governo de Jaime Lerner, em 1999. Como Deputado, Federal, Canziani foi membro da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados e Presidente da Frente Parlamentar da Educação no Congresso Nacional.


COMPADRE LUIZ ADÃO (DC)

Luiz Adão Marques, 55 anos, natural de Caçador (SC). Advogado há 25 anos, em 2002 se candidatou ao cargo de deputado estadual no Paraná pelo PRTB. É presidente do Democracia Cristã desde 2003. Em 2004, foi candidato a vice-prefeito de Curitiba. Se candidatou ao Governo do Paraná em 2006 e a deputado federal em 2010 e 2014. Não foi eleito em nenhum deles.

GILSON MEZAROBBA (PCO)

Gilson Mezarobba, 49 anos, é natural de Jacutinga (RS). Professor universitário e da rede pública de ensino em Pitanga, na região central do Paraná, desde 2003, o candidato é formado em Filosofia, mestre em Ciências Sociais e doutor em Educação. Mezarobba já atuou na direção do núcleo da APP Sindicato de Guarapuava e foi dirigente do PT. Disputa a primeira eleição.

JACQUE PARMIGIANI (PSOL)

Jacqueline Parmigini, 49 anos, é natural de São Paulo. É antropóloga formada pela USP. Atualmente é professora de de Ciências Sociais na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Participou de movimentos estudantis, sendo ativista em favor dos indígenas, das mulheres e de minorias. Disputou uma eleição para prefeita de Toledo em 2016, mas não obteve sucesso.

MIRIAN GONÇALVES (PSOL)

Mirian Aparecida Gonçalves, 57 anos, nasceu em Tupi Paulista (SP). É advogada e assessora entidades sindicais. É sócia de um escritório de direito trabalhista em Curitiba. Participou da fundação do Partido dos Trabalhadores (PT) e da Central Única dos Trabalhadores (CUT) no Paraná. Especializou-se em Direitos Humanos em Huelva, na Espanha, e é mestre em Direitos das Relações Sociais na UFPR. Foi o de vice-prefeita de Curitiba entre 2013 e 2016, na gestão Gustavo Fruet (PDT).

NELTON FRIEDRICH (PDT)

Nelton Miguel Friedrich tem 71 anos e nasceu em Toledo (PR). Formou-se em Direito pela PUC em 1972. No ano seguinte ingressou no MDB. Elegeu-se deputado estadual em 1978. Na sequência, conquistou uma cadeira na Câmara dos Deputados, da qual se licenciou para ser secretário no Interior no governo de José Richa. Foi um dos 512 deputados federais constituintes. Ajudou a fundar o PSDB. Já nos anos 2000, foi diretor de Coordenação e Meio Ambiente da Itaipu.

RODRIGO REIS (PRTB)

Rodrigo Braga Cortes Fialho dos Reis, 44 anos, e é natural de Curitiba. Participou de programas de rádio e TV voltados aos direitos do cidadão e ao atendimento jurídico a pessoas de baixa renda. Atualmente atua como advogado e líder de movimentos sociais. Coordenou um dos diversos grupos a favor do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, em 2016. Seus suplentes são Rafaela de Aguirra Pilagallo (PRTB)e José Adão Monteiro (PRTB).

RODRIGO TOMAZINI (PSOL)

Rodrigo Tomazini Dias, 40 anos, é natural de Botucatu, no interior de São Paulo. Ele é servidor público estadual, atuante da na Secretaria de Educação do Paraná. Foi militante do movimento estudantil e foi dirigente da central sindical Conlutas no estado. Foi candidato a governador em 2014 e a deputado estadual em 2010, mas não se elegeu. Como suplentes,  Tomazini tem Augusto Lima (Psol) e Liliana Aristides (Psol).

ROSELAINE BARROSO FERREIRA (PATRIOTAS)

Roselaine Barroso Ferreira tem 35 anos, e é a mais jovem na disputa pelo senado pelo Estado. Nasceu na cidade de Sertãozinho, no interior de São Paulo, mas atualmente vive em Paranaguá, litoral do Paraná. Advogada e contabilista, atua na área de direito previdenciário e tem como mote de sua campanha a extinção do Senado Federal. Como suplente, ela tem duas mulheres: Maria Izabel Mendes (Patri) e Helena Souza Costa (Patri).

ZÉ BONI (PRTB)

José Maria Boni tem 41 anos e é natural de Loanda, no nordeste do Paraná. Foi eleito vereador em Santa Cruz de Monte Castelo, no noroeste do Paraná, aos 18 anos, em 1996. Exerceu quatro mandatos consecutivos na Câmara da cidade. No governo Beto Richa (PSDB), atuou na Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) durante seis anos e na Casa Civil. O último cargo público que ocupou foi na Corregedoria da Assembleia Legislativa.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE POLÍTICA

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE