PUBLICIDADE

Campanha eleitoral inicia oficialmente nesta quinta

Prazo para que partidos e coligações registrem seus candidatos a todos os cargos políticos terminou às 19 horas de ontem.

Imagem ilustrativa da imagem Campanha eleitoral inicia oficialmente nesta quinta
-

Prazo para que partidos e coligações registrem seus candidatos a todos os cargos políticos terminou às 19 horas de ontem.

Esta quinta-feira (16) marca oficialmente o início do período eleitoral. A partir de hoje, candidatos aos cargos de deputado, governador, senador e presidente podem oficialmente pedir votos ao público, bem como solicitar documentos legais referentes à campanha, como abertura de CNPJ e criação de conta bancária para a campanha eleitoral, por exemplo. É a partir das campanhas políticas que os eleitores vão poder avaliar melhor os candidatos que serão escolhidos em outubro.

Até outubro, as questões referentes à propaganda eleitoral serão autorizadas periodicamente pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O prazo para que os partidos e coligações registrem seus candidatos a todos os cargos políticos terminou às 19 horas de ontem (15). Com o início das campanhas eleitorais, a estrutura dos partidos poderá funcionar das 8h às 22h, realizando comícios e fazendo uso de alto-falantes ou amplificadores de som, nas suas sedes ou em veículos.

Nesta quinta também começa a propaganda eleitoral na internet. No entanto, existe a expectativa que os candidatos não iniciem tão agressivamente as publicidades, já que todas devem conter o CNPJ dos candidatos, que não terão tempo hábil para emitir o número e iniciar as divulgações massivas ainda nesta quinta-feira.  Na televisão e no rádio, a propaganda só começa no dia 31. A campanha durará 45 dias, até a noite do sábado, 6 de outubro, que antecede a eleição.

Encerrado o prazo para registro das candidaturas, os partidos políticos apresentaram 13 nomes para disputar o Palácio do Planalto, sem surpresas em relação às decisões das convenções nacionais. A única ressalva foi em relação ao nome de Manuela D’ávila (PCdoB), que foi inicialmente escolhida pelo partido para disputar um cargo à presidência, mas recuou para compor uma possível chapa com Haddad (PT), caso ex-presidente Lula fique inelegível pela Lei de Ficha Limpa. Segundo dados disponíveis no Sistema de Divulgação de Candidaturas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o patrimônio declarado dos presidenciáveis chega a R$ 834 milhões.

Corrida pelo Governo do PR tem ‘baixa’

Apenas um dos dez postulantes ao Governo do Estado previamente escolhidos pelos partidos não formalizam a candidatura. Trata-se de Ogier Buchi (PSL), que decidiu acatar a ordem de Jair Bolsonaro, líder do partido, e não sair candidato. Sendo assim, o candidato à presidência já declarou apoio à Ratinho Junior na corrida pelo Palácio Iguaçu. Os outros 9 candidatos tiveram os nomes devidamente inscritos na Justiça Eleitoral.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE POLÍTICA

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE