PUBLICIDADE

Vereador quer semáforos movidos a energia solar em PG

Proposta é do parlamentar Celso Cieslak (PRTB) e tramita no Legislativo Municipal

Parlamentar sugere instalação gradual dos equipamentos
Parlamentar sugere instalação gradual dos equipamentos -

Celso Cieslak (PRTB) quer que Ponta Grossa passe a contar com semáforos mantidos com energia solar. A proposta foi exposta no projeto de lei (PL 124/2018) que tramita na Câmara Municipal – o projeto prevê que a instalação dos semáforos alimentados com energia solar aconteça na medida que o município tenha “condições financeiras” para isso. Protocolado no último dia 14, o projeto ainda não tem data para ser discutido em plenário.

O projeto de Celso “determina que os semáforos de Ponta Grossa utilizem preferencialmente energia solar”. A medida prevê que os equipamentos tenham baterias para armazenar a energia do sol e ainda dá prazo para que, se aprovada pela Câmara de Vereadores, a lei seja regulamentada pelo prefeito Marcelo Rangel (PSDB), através de decreto, em no máximo 60 dias.

Na justificativa do projeto, Cieslak defende a importância de se incentivar “energias limpas”. “Sobretudo num país que é naturalmente abençoado pelo alto grau de exposição [ao sol]”, destaca o vereador no documento. Celso destaca ainda que, caso aprovada, a medida provocaria uma economia significativa de energia elétrica já que os semáforos funcionam 24 horas por dia.

Exemplos

O projeto de lei apresentado por Celso Cieslak (PRTB) apresenta como exemplo o município de Porto Alegre como uma das cidades brasileiras que já implementaram a medida, resultando na economia do custo com energia elétrica. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE POLÍTICA

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE