PUBLICIDADE

Acipg apoia retorno do Funrebom, mas exige fiscalização

Presidente da Associação ressalta importância da atividade do Corpo de Bombeiros e afirma ser favorável ao retorno do Fundo

Imagem ilustrativa da imagem Acipg apoia retorno do Funrebom, mas exige fiscalização
-

O retorno do Fundo Municipal de Reequipamento do Grupamento do Corpo de Bombeiros (Funrebom) tem sido debatido no meio político da cidade e deve, em breve, entrar em pauta no Legislativo Municipal. O presidente da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (Acipg), Douglas Taques Fonseca, é favorável à retomada da contribuição, mas pede fiscalização no uso dos recursos.

Fonseca lembra que mesmo que o Corpo de Bombeiros seja sinônimo de combate a incêndios, atualmente a corporação realiza uma série de ações importantíssimas para a cidade. “Hoje se você sofre um acidente, existe o serviço do Siate que é fundamental para salvar vidas, sem conta das atividades na liberação de alvarás e outros documentos que cabe ao Corpo de Bombeiros”, explicou o presidente da Associação.

O presidente da Acipg lembra que muitas vezes o Governo não consegue dar conta de áreas fundamentais, como é o caso de equipar os Bombeiros. “Hoje nosso Governo não tem dado conta de algumas demandas, devemos buscar uma forma de buscar fortalecer o trabalho dos bombeiros. Duvido que tenha alguém contrário a uma taxa de R$ 30, paga anualmente, diante dos serviços prestados pela corporação”, explicou Fonseca.

O presidente ressalta apenas, se reativado, o Funrebom deve ter a utilização acompanhada por uma comissão formada, majoritariamente, por integrantes da sociedade civil organizada. “Creio ser fundamental fiscalizar o uso desses recursos, tal processo de fiscalização deve ser realizado por uma comissão em que a sociedade civil tenha a maioria dos representantes”, explicou Taques.

Entre os avanços que seriam possíveis com o retorno do Funrebom está a ativação do Posto dos Bombeiros na região do Distrito Industrial. Em Ponta Grossa, o Fundo oi extinto após um decreto do prefeito Marcelo Rangel (PPS) que também aboliu a cobrança da Taxa de Incêndio – algumas lideranças questionavam, à época, a constitucionalidade das duas cobranças.

Vereador fomenta discussão

O vereador Vinícius Camargo (PMB), junto com membros do Conselho Municipal de Segurança (Conseg) e com o comando do 2ª Grupamento de Bombeiros, têm articulado o retorno do Funrebom. “Ao conhecer a situação da estrutura do Corpo de Bombeiros, faltam equipamentos simples que poderiam ser adquiridos e consertados com a verba advinda do Funrebom”, explicou o vereador. O parlamentar lembra que vê o Fundo como uma receita constitucional legal e que oferece benefícios visíveis ao município. “Além do serviço das guarnições voltadas ao combate de incêndios, por exemplo, temos ainda a atividade do Siate, essencial para o atendimento de urgência aos acidentados”, contou Vinícius.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE POLÍTICA

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE