PUBLICIDADE

PG recebe Fórum de Controle Social do TCE

Evento tem como objetivo aprimorar conhecimentos dos cidadãos sobre o controle social do gasto público

Estão abertas as inscrições para o 2º Fórum de Controle Social do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, que acontecerá no próximo dia 19, em Ponta Grossa. Promovido pela Escola de Gestão Pública (EGP) do TCE-PR, o evento será realizado no campus local da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

As inscrições são gratuitas, como em todos os eventos - presenciais e on-line - realizadas pelo Tribunal de Contas. O objetivo do Fórum é dar oportunidade a cidadãos, integrantes de observatórios sociais e conselheiros municipais aprimorarem seus conhecimentos relativos ao controle social do gasto público.

"Na nossa proposta de uma integração cada vez maior com a sociedade, pretendemos atuar como indutor do controle social, para estimular uma cobrança mais eficiente sobre as ações dos gestores", explica o presidente do TCE-PR, conselheiro Durval Amaral.

O coordenador-geral de Fiscalização, Mauro Munhoz, destaca que o fórum integra uma série de ações do TCE-PR para se aproximar do cidadão. "O exercício do controle social é fundamental e a sociedade está cada vez mais participando da vida pública. Unindo forças, chegaremos mais rápido ao objetivo da efetividade nas administrações públicas", afirma Munhoz. "O controle social é muito importante e interessa a nós e às gerações futuras. É um projeto de toda a sociedade."

Para Ney da Nóbrega Ribas, presidente do Observatório Social do Brasil – Seção Campos Gerais, o fórum é uma oportunidade para que toda a comunidade possa entender e saber como monitorar o uso do dinheiro público. “É um momento importante de aprendizado, que abre possibilidades de participação mais ativa no controle social do seu município”, comenta. Para ele, é importante que as pessoas participem e se capacitem para auxiliar no combate à corrupção e ao mau uso do dinheiro público.

Próximas edições

Até o final do ano, o fórum será realizado nas cinco maiores cidades do Paraná. Começou por Londrina, no dia 29 de agosto. Depois de Ponta Grossa, ocorrerá em Cascavel (31 de outubro), Maringá (29 de novembro) e Curitiba (8 de dezembro).

Entre os temas abordados no fórum estão a fiscalização do orçamento, de contratos, convênios e da gestão de pessoal nos órgãos públicos. Os participantes também conhecem as funções e os canais de contato com a Ouvidoria do Tribunal de Contas, principal canal de comunicação do órgão fiscalizador com o cidadão.

As entidades que atuam no controle social reúnem pessoas com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão, em favor da transparência e da qualidade da aplicação do dinheiro público. Qualquer cidadão pode integrar os observatórios sociais e os conselhos municipais e estaduais. Essas entidades auxiliam o monitoramento dos recursos e promovem a interação social nas políticas públicas.

Serviço

Evento: 2º Fórum de Controle Social do TCE-PR

Data: 19 de setembro

Horários: 8 às 17h30

Cidade: Ponta Grossa

Local: Campus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (Avenida Monteiro Lobato, KM 4)

Mais informações: (41) 3350-1744 e 3350-1683

Inscrições: www.tce.pr.gov.br/egp

As informações são da assessoria de imprensa.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE POLÍTICA

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE