PUBLICIDADE

Disputa pelo comando de Piraí avança no TSE

Processo no TSE decidirá quem de fato assumirá a Prefeitura em 2017. Candidato vitorioso na eleição teve registro negado

Imagem ilustrativa da imagem Disputa pelo comando de Piraí avança no TSE
-

Processo no TSE decidirá quem de fato assumirá a Prefeitura em 2017. Candidato vitorioso na eleição teve registro negado

O processo que definirá o futuro de Piraí do Sul, cidade na região dos Campos Gerais, avançou no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Com a vitória nas urnas de Antônio El-Achkar (PDT), o ‘Toto’, os moradores do município seguem sem saberem quem será o próximo prefeito da cidade. Isso acontece porque ‘Toto’ acabou tendo a candidatura indeferida e com isso a decisão será do TSE – o processo terá como relator o ministro Herman Benjamin.

O mesmo ministro também é o relator do processo que definirá a situação de Foz do Iguaçu – a situação do município da fronteira é a mesma, o candidato vencedor das urnas teve o pedido de candidatura indeferido. Em Piraí do Sul o segundo colocado na eleição é o atual prefeito, Tim Milléo (PSD) – a diferença entre Tim e ‘Toto’ foi de apenas 76 votos entre primeiro e segundo colocado.

A candidatura de ‘Toto’ que comandou o município entre 2009 e 2012 foi motivada por um processo que investiga o uso incorreto de diárias pagas pelo município. O candidato do PTB acredita que o caso é questão superada e o TSE já deu decisões favoráveis em processos do tipo. “Venci nas urnas e agora vou vencer nos tribunais também, Piraí do Sul quer mudança”, comenta o vencedor das eleições.

O atual prefeito buscava a reeleição para o cargo e acredita que o Tribunal decidirá em seu favor. “O adversário teve a candidatura indeferida, não pode assumir”, conta Milléo. Tim e ‘Toto’ foram os únicos candidatos da disputa em 2016 e reeditaram o pleito de 2012. A expectativa dos candidatos é que o TSE apresente uma decisão até o dia 15 de dezembro e defina o futuro da cidade.

Caso Herman Benjamin aceite o recurso de ‘Toto’, o candidato do PDT assumirá o mandato. No entanto, caso o recurso do ex-prefeito seja recusado, Piraí do Sul deverá ter uma nova eleição para que a população escolha o novo prefeito. Durante o período, o município deverá ser comandado pelo presidente da Câmara que ainda será eleito pelos vereadores no começo do próximo ano.

eleitos

TRE indeferiu candidaturas de quatro prefeitos

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) indeferiu a candidatura de cinco prefeitos eleitos. Além de ‘Toto’, o TRE negou o registo a Hugo Berti, prefeito eleito de Moreira Sales, Reinaldo Krachinski eleito em Quarto Centenário, o prefeito eleito de Cambará, Jose Salim Haggi Neto, também teve o registro negado. Juristas acreditam que as mudanças na lei eleitoral provocaram “disputas mais acirradas” no campo jurídico, resultado nos indeferimentos ‘tardios’. Em Ponta Grossa, houveram apenas o indeferimento de candidaturas para o cargo de vereador.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE POLÍTICA

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE