PUBLICIDADE

Informe: Rildo Leonardi é diplomado prefeito de Tibagi

Diplomação aconteceu nessa quinta-feira (01). Prefeito tomará posse daqui um mês

Imagem ilustrativa da imagem Informe: Rildo Leonardi é diplomado prefeito de Tibagi
-

Rildo Leonardi (PMDB), prefeito eleito em Tibagi, foi diplomado nessa quinta-feira (01) e está apto a assumir o cargo em exatamente um mês. Diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato foi efetivamente eleito pelo povo e, por isso, está apto a tomar posse no cargo. Rildo foi eleito ao vencer Angela Mercer (PSD), atual prefeita, e quer começar o mandato em Tibagi apenas com os secretário exigidos por lei - a medida é uma das maneiras para cortar gastos no município. 

Küller irá percorrer o Paraná em 2017 

O Partido da Mulher Brasileira (PMB) deve começar a ganhar corpo nas mãos de Julio Küller. O vereador cumpre o último mês do mandato no Legislativo Municipal e no próximo ano irá percorrer às 399 cidades do Paraná – a proposta é que Küller crie diretórios provisórios em todos os municípios do Estado. Em 2016, JK foi o único filiado do PMB a participar da disputar por uma Prefeitura no Paraná.

PMB elegeu 21 vereadores

De acordo com Küller, em 2016 o PMB elegeu 21 vereadores – um deles em Ponta Grossa – e a expectativa é que esse número cresça, sensivelmente. “Nós podemos melhorar muito esse resultado”, conta Küller. Atualmente o PMB tem, de acordo com JK, representantes em 199 municípios do Estado – a legenda começou a ser criada em 2008, mas o registro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) só foi liberado em outubro de 2015.

Preparação para a disputa de 2018

A odisseia de Julio Küller pelo Paraná deverá servir como preparação para a próxima campanha do representante – em 2018, Julio deverá ser candidato ao cargo de deputado estadual na busca por uma cadeira na Assembleia Legislativa do Paraná. “Fui colocado como coordenador estadual do partido e tenho como missão ampliar nossa representatividade para fortalecer a legenda em 2018”, comentou JK.

Vinícius Camargo terá liberdade

Com a saída de Küller do Legislativo Municipal, o PMB não ficará sem representante na Câmara de Ponta Grossa. Em 2016 o partido conseguiu eleger Vinícius Camargo, liderança ligada ao setor religioso. Küller acredita que o vereador terá grande atuação na Câmara e tem qualidades de uma liderança política “notável”. O jovem de 27 anos já afirmou que terá como prioridade a atenção com os distritos do município.

Fundo partidário 

A legenda Küller foi prejudicada por uma decisão do TSE que cassou o tempo de TV e a verba partidária da legenda antes da disputa desse ano – o partido busca reverter na Justiça a decisão. Com isso, JK teve pouco mais de um minuto no programa eleitoral para apresentar as propostas ao eleitor e ainda não contou com a contribuição financeira do partido.

Instituto social

Sem mandato a partir do ano que vem, Julio Küller pretende continuar envolvido no segmento público. Vereador por três mandatos e ex-secretário de Assistência Social do Governo Marcelo Rangel (PPS), Küller lança em janeiro o instituto Somos Todos Iguais – a entidade pretende atender bairros carentes do município.

Plauto tira dúvida de prefeitos

Prefeitos eleitos e reeleitos para o período 2017-2020 participaram de uma reunião na manhã desta quinta-feira (1º) no gabinete da Primeira Secretaria da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), instalado no encontro de gestores municipais, que está sendo realizado em Foz do Iguaçu. A convite do primeiro secretário do Legislativo, deputado Plauto Miró Guimarães Filho (DEM), o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) Fernando Guimarães fez uma explanação sobre o funcionamento do órgão que fiscaliza a aplicação de dinheiro público.

Maiores dúvidas dos gestores

Plauto explica que as maiores dúvidas dos prefeitos se concentram nas áreas da educação e saúde, “justamente os setores que consomem uma grande parte do orçamento”. Milton Luiz Alves (PSC), eleito pela primeira vez para comandar a prefeitura de Campina da Lagoa, admite que tinha uma visão equivocada do TCE. “Quando se ouve falar no Tribunal de Contas temos a impressão de que seremos apenas julgados e punidos. Hoje percebi o quanto o TCE pode nos ajudar. Só tenho a agradecer ao Plauto por essa possibilidade”. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE POLÍTICA

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE