PUBLICIDADE

Esquema de segurança do 2º turno é definido após reunião da Justiça

Exército não será utilizado para fazer reforço na segurança, dando apoio para servidores da Justiça Eleitoral em novos locais de votação

Noeli (esquerda) e Jurema (direita) conduziram a reunião nesta quinta
Noeli (esquerda) e Jurema (direita) conduziram a reunião nesta quinta -
Uma reunião na tarde desta quinta-feira (27) definiu o esquema de segurança para o segundo turno das eleições em Ponta Grossa, que ocorre neste domingo (30), em Ponta Grossa. A reunião contou com a intermediação das juízas eleitorais Noeli Reback, da 139ª zona eleitoral, e Jurema Carolina da Silveira Gomes, da 198ª zona eleitoral, que representaram as outras três zonas (14ª, 15ª e 197ª).
Estiveram presentes na reunião os representantes de diversos órgãos de segurança: Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Federal e, exclusivamente neste turno, a presença da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada do Exército. Esteve presente na reunião, também, o Ministério Público. 
A juíza Noeli explicou que o Exército não atuará como força de segurança no dia das eleições, apenas auxiliando os servidores da Justiça Eleitoral nos 27 locais de votação que foram substituídos devido a ocupação dos estudantes nas escolas estaduais. “O Tribunal Regional Eleitoral achou por bem ter a convocação das Forças, especificamente em Curitiba, onde são mais de 600 mil eleitores. Aqui em Ponta Grossa estamos com a situação tranquila, eles vão apenas auxiliar com informações e dar apoio para quem teve o local de votação alterado”, explica a juíza.
Os dados do contingente das forças de segurança ainda serão divulgados, mas a juíza destaca que não há indícios de que necessite de algo além do que já foi utilizado no primeiro turno. “A segurança, o pessoal e a forma da eleição será a mesma da anterior, mesmo sem os candidatos a vereadores e outras coligações, nós trabalharemos da mesma forma”, explica Noeli.
A juíza eleitoral destaca a importância do voto e pede para que todos os eleitores compareçam a votação, com a informação se houve mudança em seu local de votação. “Que o eleitor exerça seu direito, que escolha seus representantes”, completa.
Eleitor poderá votar em segurança
A juíza Noeli Reback destaca que desde o sábado o contingente de segurança já estará na rua para coibir atos que sejam enquadrados em crimes eleitorais. No Fórum Eleitoral a Polícia Federal estará de prontidão para os crimes que sejam cometidos durante as votações.  Noeli destaca que distribuição de panfletos e santinhos, que “nem a população gosta”, e boca de urna são os casos mais frequentes das infrações cometidas no dia. “Vamos garantir que o eleitor possa votar sossegado, sem boca de urna. São dois candidatos, mas nossa ação é a mesma do primeiro turno”, diz a juíza.
Alteração nos locais de votação continua após desocupações
A Justiça Eleitoral reforça que os 27 locais de votação que foram remanejados para novos locais devido as ocupações das escolas estaduais seguem alterados. “Mesmo com a desocupação, mantém-se o que foi divulgado na semana passada. Os servidores eleitorais e o Exército estarão nos pontos alterados para auxiliar aqueles que não foram notificados das alterações”, comenta a juíza Noeli.
O eleitor que tiver duvidas poderá entrar em contato através dos telefones: 3223-7640 e 3229-9464. O horário de atendimento é das 12 às 19 horas.
Transbordo das urnas
Nesta quinta-feira, às 16h, os Correios fizeram o transbordo das urnas de duas das cinco zonas eleitorais (14ª e 197ª). O transbordo das demais ocorrerá na manhã de hoje, às 8h (zonas 15ª, 139ª e 198ª). No sábado (29), os servidores da Justiça Eleitoral, através dos ‘secretários de prédio’ vão até os locais de votação para fazer o teste das urnas.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE POLÍTICA

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE