PUBLICIDADE

Infraestrutura e atendimentos aos bairros são metas de Aliel Machado

Entre os pontos abordados, Aliel destacou que aproximar serviços dos bairros melhoraria na qualidade de vida dos ponta-grossenses

Imagem ilustrativa da imagem Infraestrutura e atendimentos aos bairros são metas de Aliel Machado
-
O Jornal da Manhã e o portal aRede entrevistaram, nesta quarta-feira (26), o candidato Aliel Machado (Rede), que concorre à Prefeitura de Ponta Grossa. 
Aliel destacou a importância de pensar na infraestrutura e mobilidade do município, buscando atender as demandas dos bairros, através de projetos de saúde, educação, esporte, com uma gestão que gaste menos e seja mais transparente.
Confira os principais destaques da entrevista que foi vinculada ao vivo e está disponível através do Facebook do portal aRede.  
Jornal da Manhã: Quais os maiores problemas que você, como candidato a prefeito, vê hoje em Ponta Grossa?
Aliel Machado: Gestão e transparência. A cidade peca muito por ter falta de gestão, por ter apadrinhamentos políticos. E transparência, porque está envolvida num mar de corrupção. Inúmeros processos que vão desde desvio de dinheiro público, fraude em licitação, funcionários fantasmas, ‘cabidão’ de emprego. 
JM:  Quais o foco no distrito industrial?  E os 20 centros comerciais distribuídos nos bairros? 
Aliel: A Prefeitura precisa fazer a parte dela. Nós temos uma saturação no nosso distrito. Próximo ao distrito nós temos uma fazenda, do Governo Federal, da Embrapa, que tem uma grande extensão. Se não a totalidade, uma parte dessa fazenda (poderá ser usada) para ampliação do distrito. Nós teremos as ‘Ruas do Comércio’, que abre uma linha de crédito para os empreendedores nos bairros.
JM: Existe um problema antigo em Ponta Grossa que é relacionado ao perímetro urbano com bairros da cidade muito longes do centro. Como resolver essa questão?
Aliel: Quanto menos as pessoas precisarem ir longe da sua casa para ter acesso a um serviço básico, melhor será sua qualidade de vida. Os ‘Pontos de Cidadania’ são responsabilidade da Prefeitura de descentralizar os serviços. Vou implementar os serviços nos terminais para que as pessoas resolvam alguns problemas básicos e importantes sem precisar sair dos terminais.
JM: Uma de suas propostas é da construção de dois novos terminais. Qual sua localização e necessidade?
Aliel: De fundamental importância. Vamos construir um no Jardim Carvalho e outro no Santa Paula. O bairro do Contorno cresceu muito, visto a construção dos conjuntos habitacionais. Essas milhares de pessoas precisam ir até o terminal de Nova Rússia para pegar um ônibus e ir até o centro.
JM: Como serão as reaberturas das Unidades Básicas de Saúde? 
Aliel: Elas estão fechadas por falta de planejamento. Unidade de Saúde trata de atenção básica que é prevenção. Se ela está fechada você não está tratando o principal na saúde que é a prevenção. A consequência é gastar mais depois porque as pessoas não estão tendo o atendimento que deveriam.
 
JM: O senhor propõe cortar 50% dos cargos comissionados. Onde seriam esses cortes e como acabar com o desperdício de dinheiro público?
Aliel: Na gestão do (Pedro) Wosgrau ele tinha três cargos comissionados. Hoje, só no gabinete do prefeito, passam de 20. Eu vou cortar, no primeiro mês do meu governo, 50% dos cargos comissionados, e será proporcional em todas as Secretarias. Eu vou valorizar o servidor público concursado. 
JM: Há comentários do uso indevido da imagem de um rapaz no hospital em sua campanha. Qual é o problema no uso dela?
Aliel: Na semana retrasada – eu não estava nem e Ponta Grossa, inclusive –, nós tivemos um caos no Hospital da Criança na madrugada. Muitos pais ligaram para nós reclamando que estavam há horas sem atendimento. Foi feita uma gravação com um pai e ele, muito claro, no final da gravação, autoriza a utilização da imagem.
JM: Como melhorar as condições do esporte em Ponta Grossa?
Aliel: Vou criar a Copa Cidade de Ponta Grossa, que é nos moldes da Copa Cidade Viva, para ter atividade. Não adianta ter só o espaço, não ter atividades e ficar só na manutenção. . A área do esporte você não tem um grande investimento do poder público, do ponto de vista financeiro, mas você tem grande retorno. 
JM: Nos Cmeis noturnos, como o Município fará para mantê-los funcionando?
Aliel: É importante explicar que ele não vai deixar a criança o dia inteiro no Cmei. Nós, vamos abrir vagas para aqueles que ainda não tem vaga. A mãe que optar pelo Cmei noturno, vai abrir a vaga pelo período diurno. Ele já é uma realidade em outros municípios, como Maringá e Curitiba. 
JM: Na segurança, que é majoritariamente função do Estado, como utilizar a Prefeitura para contribuir na diminuição da violência?
Aliel: O prefeito tem condições de fazer a prevenção. Invista no esporte; dê vaga para essa mãe que vai perder o emprego porque não tem com quem deixar seu filho; cuide de um bairro que não tem uma bola para o menino jogar; mas tem alguém oferecendo algo errado, aí você começa a cuidar da segurança pública. 
JM: Durante o período eleitoral estão tentando aliar seu nome ao PT. Como o senhor encara isso?
Aliel: Pessoas boas e ruins existem em todos os partidos. Quem fez algo errado, que pague por isso. Essa estratégia é para desvirtuar, porque ele foge dos debates, não vem nas entrevistas. Nós fizemos alianças de pessoas que fazem parte de alguns partidos para que pudéssemos apresentar uma proposta.
JM: O senhor tem uma carreira construída no Legislativo. Como encarar o papel no Executivo?
Aliel: Eu tenho uma das melhores experiências no Executivo. Porque no caso da presidência da Câmara, eu não era legislador, mas sim de Executivo. Eu que defini as regras de licitações, o que era prioridade de ser comprado e o que não era; eu defini o corte de cargos comissionados, sobre a mudança no sistema de compras. Ali tive que ser gestor.
JM: Como está a expectativa para o último debate dos candidatos, na RPC, na noite de sexta-feira?
Aliel: Muitas verdades precisam ser ditas. Não pode ter nenhuma cortina de fumaça. O debate na próxima sexta-feira será para fazer o confronto de ideias. Vamos ver quem é réu e no que é réu. 
Perfil
Aliel Machado foi eleito vereador em 2012, quando era filiado ao PCdoB, partido que foi filiado por 14 anos. No início de 2013, foi eleito presidente da Câmara de Ponta Grossa. Em 2014, conseguiu ser eleito para o cargo de deputado federal. Em 2015, ingressou no Rede Sustentabilidade. No 1º turno das eleições deste ano, obteve 28,15% dos votos.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE POLÍTICA

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE