PUBLICIDADE

Uma história Judaica (12/05)

Uma história Judaica (12/05)

Imagem ilustrativa da imagem Uma história Judaica (12/05)

Uma história Judaica

O rabino Elimelekh havia feito uma bela pregação, e agora voltava para sua terra natal. Para homenageá-lo e mostrar gratidão, os fiéis resolveram seguir a carruagem de Elimelekh até que ela saísse da cidade.

Em dado momento, o rabino parou a carruagem, pediu que o cocheiro seguisse adiante sem ele, e passou a acompanhar o povo.

             - Belo exemplo de humildade - disse um dos homens ao seu lado.

             - Não existe qualquer humildade no meu gesto, mas um pouco de inteligência - respondeu Elimelekh. - Vocês aqui fora estão fazendo exercício, cantando, bebendo vinho, confraternizando uns com os outros arranjando novos amigos, tudo por causa de um velho rabino que veio falar sobre a arte da vida. Então, deixemos minhas teorias seguirem naquela carruagem, porque eu quero participar da ação.

Uma história budista

Um lavrador com a esposa doente encomendou uma série de preces a um sacerdote budista. O sacerdote começou a rezar, pedindo que Deus curasse todos os enfermos.

             - “Um momento" - interrompeu o lavrador. - Eu pedi para que rezasse por minha esposa, e o senhor pede por todos os doentes.

             - Estou rezando por ela.

             - Mas pede por todos. Pode terminar beneficiando o meu vizinho, que está doente também. E eu não gosto dele!

             - Você não entende nada de curas - disse o monge, afastando-se. - Ao rezar por todos, estou unindo minhas preces às de milhões de pessoas que se encontram agora pedindo por seus doentes. Somadas estas vozes chegam até Deus e beneficiam a todos. Divididas, elas perdem sua força, e não chega a lugar nenhum.

Uma história do Islam

Sadi de Shiraz contava a seguinte história: “Quando eu era criança, costumava rezar com meu pai, meus tios e primos”. Todas as noites nos reuníamos para escutar um trecho do Corão.

"Numa destas noites, enquanto meu tio lia uma passagem, reparei que a maior parte das pessoas dormia. Então comentei com papai: “nenhum destes dorminhocos é capaz de ficar atento às palavras do profeta. Jamais chegarão até Deus! ”

E meu pai respondeu: “meu filho querido, procura seu caminho com fé, e deixa cada um cuidar de si. Quem sabe, em seus sonhos, eles estão conversando com Deus.       Eu preferia mil vezes que você estivesse dormindo como eles, a ter que escutar este seu julgamento duro, e esta sua condenação".

A reflexão

Do poeta indiano Kabir (1440-1518):

Não existe nada além de água nas piscinas e rios sagrados. Eu sei disso, porque já nadei em ambos os lugares. Todos os deuses, mesmo esculpidos em madeira preciosa ou mármore, não conseguem dizer uma palavra. Eu sei disso, porque já clamei por eles.

Os livros sacros do Oriente ou Ocidente não passam de palavras soltas. Eu sei, porque já estudei suas capas, e já os li. Entretanto, se você experimenta o encontro com a Divindade, tudo passa a ter um sentido: as águas voltam a manifestar o sagrado, os deuses respondem, as palavras revelam.

Mas só quando você experimenta a Divindade. Caso contrário estas e outras são apenas muitas das coisas importantes que outras gerações quiseram deixar para nós, e não souberam explicar direito.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE PAULO COELHO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE