PUBLICIDADE

Nostalgia Pesquisando Farmácias

Há na capa deste manual o nome do farmacêutico criador do laboratório: Bernardo Guertzenstein.
Há na capa deste manual o nome do farmacêutico criador do laboratório: Bernardo Guertzenstein. -

Antigamente, as farmácias eram diferentes de nossos dias. Talvez por serem em menor número, os farmacêuticos eram conhecidos e por isso, via de regra, indicavam remédios aos seus clientes. Hoje, com a implantação de normas federais tais acontecimentos são raros.

Farmácia: outra diferença

Nos anos 50, por exemplo, era raro uma farmácia que fazia “propaganda” dos produtos que vendia. Algumas tinham até amostra grátis. Este trabalho era feito pelos laboratórios que produziam anualmente pequenas revistas anunciando produtos e com muitas atrações para os leitores. O freguês encontrava todo início de ano a edição respectiva e tinha assunto para ler por um bom tempo. Estas revistas chagavam a ficar desgastadas de tanta gente na família que os liam. Não raro eram os leitores que os colecionavam. Hoje, as farmácias pertencentes a grandes redes utilizam folderes mensais com bastante qualidade de impressão, o que faz deixar os antigos almanaques como verdadeira Nostalgia. Além de sutilmente divulgar seus produtos, divertia e informava os leitores.

Qual o mais a antigo?

Envolveria uma exaustiva pesquisa para responder à pergunta, a coluna hoje focaliza quatro deles, sendo que um é de antiga manipuladora de remédios fitoterápicos:

Saúde da Mulher

Este almanaque que a coluna já focalizou recentemente é de 1956. Repleto de piadas, tinha ainda conselhos, curiosidades, horóscopo, orientação de agricultura e anúncios - muitos desses de produtos farmacêuticos.

Biotônico Fontoura

Este almanaque é de 1959, mas devido ao contraste de cores não está muito legível o ano na capa. Como os outros, tinha atrações diversas e anúncios. Diferenciava-se de outros, pois anunciava, além dos medicamentos, inseticidas, desinfetantes e até pasta Kolynos.

Capivarol

Este almanaque era a autêntica “Imprensa Marrom”. Digo isto por brincadeira, pois na verdade era igual aos outros com piadas, conselhos, horóscopo, etc... Ocorre que a edição divulgada de 1959, quando completava 40 anos, foi impressa toda em marrom. As cores variavam de ano para ano.

Catedral

O almanaque focalizado aqui, na verdade, é diferente dos outros, pois era mais simples, quase que totalmente escrito e tem apenas um desenho de produto “Enurisis Catedral”. No Manual de Saúde há indicação de produtos fitoterápicos e uma coletânea de doenças e regimes dietéticos para seus leitores. Desconheço da continuidade da existência de franchising deste laboratório. Sendo que em Ponta Grossa, após mudar de endereço por algumas vezes, hoje a Farmácia parece estar fora do mercado.

E você leitor tem algum antigo almanaque farmacêutico em sua casa. Se tiver, mande um scanner para o endereço de e-mail da coluna que divulgaremos aqui.

Há na capa deste manual o nome do farmacêutico criador do laboratório: Bernardo Guertzenstein.
Há na capa deste manual o nome do farmacêutico criador do laboratório: Bernardo Guertzenstein. Não sei vai dar para ver, mas este almanaque ostentava na parte superior esquerda um pequeno furo com um barbante. Isto nos leva a crer que era para ele ficar pendurado em um prego, sempre disponível para os leitores interessados. A capa da edição de 1956 mostra a estrela do cinema  brasileiro, Fada Santoro, que segundo pesquisa ainda está viva nos seus  90 anos de idade. Na capa ostentava um desenho e com um endereço possivelmente do Laboratório. Como devia ter problema com falsificações, veja o anúncio do laboratório sobre um dos seus produtos.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE NOSTALGIA

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE