PUBLICIDADE

Coluna Nostalgia destaca Museus

Sessão de Antônio Celso Moreira deste final de semana traz curiosidades sobre museus ao redor do mundo.

Imagem ilustrativa da imagem Coluna Nostalgia destaca Museus

Sessão de Antônio Celso Moreira deste final de semana traz curiosidades sobre museus ao redor do mundo.

Museus IV

Motivos diferentes dos tratados em colunas anteriores o leitor até vai ver peças curiosas e saber algo interessantes sobre elas:

Museu de cinema em Nova Iorque

O Museu do Moving Image, no “Queens”, não tem uma grande extensão, mas tem muita coisa para mostrar ao apreciador de cinema (tá falando comigo?). Aparelhos antigos de filmagem e projeção, aparelhos correlatos como televisores, gravadores de discos, máscaras e maquiagens de personagens famosos, e até mesmo amostra de antigos truques de filmagens como dublagem, montagem, figurinos e muitos outros. O Local não é muito fácil de achar, mas uma vez encontrado você percorre os estágios com tranquilidade. Quem for a Nova Iorque, recomendo uma visita.

Aparelho

 Eis a amostra de um  antigo filme da Castle, ainda em 8 milímetros, mostrado no Museu de Cinema de Nova Iorque

Miniatura

 Miniatura usada na série de filmes “Guerra nas Estrelas” onde aparece o personagem Yoda,em uma  miniaturização usada no famoso filme futurista

Dinheiro e papel moeda

 Este é aqui no Brasil mesmo, no Banco Central, em Brasília. Pode-se visitar o Museu de Valores do Banco Central do Brasil. É um museu gratuito e de muito proveito para quem deseja conhecer a trajetória do nosso dinheiro. E é daqueles que não há objeções de se fotografar. Tem várias salas e departamentos nos quais o turista toma conhecimento do nosso papel moeda e de nossas moedas. Por ocasião da visita que o redator fez, estava sendo lançado o último lote de moedas alusivas as Olimpíadas. Todo brasileiro deveria visitar um museu como este para ver de perto as modificações pela qual passou nosso dinheiro. Há um quiosque para venda de material para os visitantes e ou colecionadores.

Moeda antiga

Moeda em metal ou em papel sofreu muitas modificações. O nosso dinheiro era antes feito em outros países, mas hoje é tudo feito aqui mesmo.

Experiência

 Todos conhecem a cédula de R$ 10 onde aparece Cabral. Foi feita em plástico (até podia ser lavável). Mas parece que não deu muito certo. Ficou só naquela experiência e hoje existem poucas cédulas entre numismatas e colecionadores comuns.

Curiosidade sobre papel moeda

Todos devem lembrar ainda da cédula verde de R$ 1. Muita gente pensa que ela não vale. Mas, ela é plenamente válida. E o redator ainda tem algumas “Flor de Estampa” (sem uso).

 O diferente do dia

 Imaginou um museu onde se colecionem, além de móveis antigos, pedras em formato de coração? Pois este museu existe em Piriápolis. São 777 pedras colecionadas por Guilermo Bush que as expõe no Castelo de Píria, na cidade Balneária, próxima a Punta Del Este, no Uruguai. O curioso é que 80% das pedras foram encontradas no Departamento de Maldonado onde se situa o museu. E todas as pedras foram encontradas por Busch.

Coluna Nostalgia destaca Museus
Coluna Nostalgia destaca Museus Coluna Nostalgia destaca Museus Coluna Nostalgia destaca Museus Coluna Nostalgia destaca Museus Coluna Nostalgia destaca Museus Coluna Nostalgia destaca Museus
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE NOSTALGIA

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE