Nostalgia
Coluna Nostalgia 05/11/2016
Antonio Celso Moreira destaca museus pelo país na Coluna Nostalgia.
| 05 de novembro de 2016 - 03:29
Antonio Celso Moreira destaca museus pelo país na Coluna Nostalgia.
Museus III
Museus famosos destacam-se pelas obras apresentadas. Por
abrigarem obras de arte valiosas, são sempre envolvidos em rigorosas medidas de
segurança. E não raro são vítimas de roubos e muitos deles são apreciados pelos
produtores cinematográficos que fazem verdadeiros tratados de “como roubar” uma
obra de arte em seus filmes sobre os quais Nostalgia poderia relembrar um bom
número de exemplos:
Mona Lisa
Mona Lisa é um dos quadros mais comentados e cobiçados do
Museu do Louvre, em Paris. Cercado de aparato antifurto, segundo dizem um dos
mais perfeitos do ramo. Quando o redator visitou o museu em questão, é obvio
que se dispôs a conseguir um bom ângulo para uma foto. Segundo dizem, proibida
no recinto. Mas depois, ao terminar as minhas chapas (ainda do tempo do filme
em rolo), fiquei sabendo que no interior do Museu havia quiosques que vendiam
os filmes. Então, se eram proibidas fotos, como é que vendiam filmes ali?
Enfim...
Museu do Prado de
Madri
Cada museu tem suas características. O do Prado, por
exemplo, aceitava entrada livre para jornalistas mesmo que a carteira fosse de
outro país. Aqui há salas de artistas com as obras mais famosas. Os
interessados podem adquirir “Guia da Sala”, um livreto com explicações e o
mapeamento completo das obras.
Todas as mídias
A época da visita do redator à Espanha (incluindo a Ilha de
Majorca), o periódico “La Vanguardia” estava brindando os leitores aos domingos
com um CD-ROM para uso em computador, e o da semana era justamente do Museu Del
Prado. A coleção completa incluía museus da Europa entre eles os famosos,
Louvre, Del Prado, São Petersburgo, Viena, Vaticano, Roma, Florença, etc...
Relembrando um museu
brasileiro
Antes do incêndio que destruiu boa parte do Museu da Língua
Portuguesa, o redator visitou (em 2012) este museu diferente, instalado na antiga
Estação da Luz de São Paulo. Mesmo após o incêndio, por grande parte de suas
obras serem de caráter virtual, isto possibilitou até “funcionamento”
itinerante do museu que felizmente está sendo reconstruído e, em breve, voltará
a ser atração para os apreciadores das artes em seu local de fundação.