PUBLICIDADE

O sutiã ostentação

As roupas, artefatos e adereços revelam, de modo explícito ou implícito, identidades comportamentais e distinções sociais. A moda sempre se apresenta relacionando-se com a cultura de um povo

Imagem ilustrativa da imagem O sutiã ostentação
-

Os trajes são em verdade uma forma de linguagem social, não verbal, que refletem as escolhas de um povo em um certo momento da história. Neste contexto surgem e ressurgem as tendências, que nada mais são de que uma eterna releitura de épocas passadas, porém refletindo ideais do presente.  É o caso da matéria de hoje – o “sutiã” – que passa por um papel diferenciador e ganha destaque.

Até hoje não se sabe como e nem quando surgiu o primeiro modelo de sutiã. A versão mais aceita indica que o sutiã tenha surgido na ilha grega de Creta, onde as mulheres amarravam faixas de pano sobre os seios, imitando um corpete rústico, para deixá-los mais firmes e bonitos. Mas o sutiã do modo com que atualmente conhecemos somente surgiu após a invenção de um material mais elástico e resistente: o náilon.

Já faz parte da história do sutiã aquele lançado em 1990 pela cantora Madonna, um corset com sutiã em forma de cone pontudo desenhado pelo estilista francês Jean Paul Gaultier. Desde então, definitivamente, o sutiã deixou de ser coadjuvante para se tornar personagem principal, gerando uma imagem icônica de moda. E para a próxima temporada de verão, a peça da vez é o “bralette”, que se constitui em uma versão muito mais sofisticada e romântica do sutiã.

Uma sugestão é apostar nesta terceira peça usando-a por cima de camisas. Uma dica fácil e sem erro é usá-lo com cores de camisas neutras (brancas ou pretas) no que chamamos na moda de manual cromático para iniciantes. Se as camisas tiverem mangas volumosas, melhor ainda.

 Mas, você não precisa se limitar com as cores. Tons do verão como o nude, rosa e azul são tons da cartela da estação e também de fácil combinação. Texturas bordadas também entram em cena. Com um blazer, basta fechar o botão central. Para um look mais ousado, aposte em contraste de cores com a roupa.

Pode ser usado também com camisetas cavadas nas laterais ou com blusinhas e decotes mais simples. Nesta combinação, o sutiã confere ao look um ar moderno e a função de elemento-surpresa.

E para finalizar, delete de vez a ideia preconcebida de que o sutiã à mostra pode arruinar o look. Não é verdade! O sutiã, está provado, confere um ar moderno e sensual no vestir da mulher, embora, é claro, para usá-lo com tal finalidade, a pessoa tem que se sentir bem com essa proposta.

O sutiã ostentação
O sutiã ostentação O sutiã ostentação O sutiã ostentação O sutiã ostentação O sutiã ostentação
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE MODA

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE