PUBLICIDADE

Anos 1980: as tendências que marcaram a década

Anos 1980: as tendências que marcaram a década estarão em alta nesta Primavera/Verão

Imagem ilustrativa da imagem Anos 1980: as tendências que marcaram a década
-

A moda produzida nos “anos 80” foi extremamente intensa e inovadora, lançando tendências em todos os aspectos do cenário cultural. Muitos estilos foram criados e o prêt-a-porter (roupa feita industrialmente em série) se tornou o grande ícone daquela década.

O estilo denominado “new romantic” foi um dos mais marcantes. Influenciado por Lady Diana, a então Princesa de Gales, este estilo influenciou inúmeras produções de moda, com a aplicação de babados, rendas, maxi laço e mangas bufantes.

Algumas tendências da moda estavam diretamente relacionadas a música e ao público jovem da era “new wave”. Astros pop como Michael Jackson e Madonna foram protagonistas da década. Madonna, inclusive, teve o seu visual foi exaustivamente copiado.

Os anos 80 consagram, em definitivo, a ascensão das mulheres no mercado de trabalho, à procura de igualdade e com um novo estilo de se vestir, predominando roupas marcadas pelo cós alto e ombreiras, com a maioria das peças contendo esta espuma por dentro da roupa, causando o impacto de "ombros maiores”. E isso sem falar nos cabelos, com cortes curtos ou assimétricos acompanhados de gel e altos topetes, ao melhor estilo andrógino.

Grandes marcas assinadas pelos seus estilistas se tornaram símbolos de status daquela geração “yuppie”, tais como: Calvin Klein, Tommy Hilfiger, Donna Karan e Christian Lacroix, com destaque especial para este último que criou modelos em cores vivas, estampas vibrantes, bordados e misturas de tecidos e volumes.

Os anos 80 são especiais para Carolina Herrera, que havia ingressado na moda já na década de 40, mas que somente apareceu nas passarelas na década de 80.  Giorgio Armani fez cortes sóbrios e estruturados que se adaptavam ao estilo clássico. Por outro lado, Jean Paul Gaultier e Paco Rabanne produziam roupas metálicas e com aspecto futurista, assim ampliando o leque de criações da época.

E assim o ciclo da moda vai se repetindo e a próxima Primavera/Verão chegará influenciada por um cenário cultural com diversidades de cores, tecidos e padronagens que marcaram o universo fashion dos anos 80 e com releituras daquela década que pontuarão as novas coleções desta temporada.

Estão de volta as ombreiras, os babados, as transparências, as listras, as flores e o xadrez, tudo com volumes mais soltos, não tão colados ao corpo e com sobreposições em vinil e exagero nas formas. Quanto às cores, realça-se o azul, o vermelho e amarelo. As calças serão confortáveis com amarrações e outros tipos alternativos de fechamento, além de calças cenouras e clochard curtinha ou mais comprida. Acompanhe as próximas matérias com dicas e tendências da Primavera/Verão.

Anos 1980: as tendências que marcaram a década
Anos 1980: as tendências que marcaram a década Anos 1980: as tendências que marcaram a década Anos 1980: as tendências que marcaram a década Anos 1980: as tendências que marcaram a década Anos 1980: as tendências que marcaram a década Anos 1980: as tendências que marcaram a década Anos 1980: as tendências que marcaram a década Anos 1980: as tendências que marcaram a década
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE MODA

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE