PUBLICIDADE

Feira Medieval contará com espaço dedicado aos trajes

Além de combates medievais e outras atividades, a feira irá tratar do uso das roupas na Idade Média

Diferenças. Figurinos Medievais usados na mídia diferem  das vestimentas utilizadas na época
Diferenças. Figurinos Medievais usados na mídia diferem das vestimentas utilizadas na época -

Além de combates medievais e outras atividades, a feira irá tratar do uso das roupas na Idade Média

Sempre que alguém fala em trajes medievais a primeira coisa que se imagina são as roupas dos famosos personagens de filmes e séries. Existem diferenças entre os trajes históricos e os figurinos da cultura pop utilizado para ilustrar as representações artísticas. Para apontar essas diferenças, a II Feira Medieval contará com um espaço dedicado a indumentária histórica e fantasiosa.

Leonardo Pugina, historiador do Parque Histórico, e a estagiária Karen Barros fizeram uma vasta pesquisa sobre indumentária medieval e irão montar um espaço para explicar ao público da Feira as diferenças entre trajes históricos e fantasiosos. “Quando pensamos nas roupas medievais, a imagem que se forma na cabeça da maioria das pessoas é de vestes elaboradas, vestidos longos de veludo acompanhados de grandes penteados, ou pensamos nas armaduras reluzentes e polidas. Essa imagem se forma em nossa mente por meio dos filmes, séries, quadrinhos ou qualquer tipo de mídia que remonte ao período medieval, pois elas, ao representarem o medievo, fazem uma releitura da história, quando na realidade, as roupas e armaduras eram consideravelmente mais simples do que aquelas que vemos nas telonas”, explica o historiador.  Estrutura social, a étnica, gênero e a religião estão intimamente ligadas as vestimentas e são importantes ferramentas para entendermos a sociedade em um determinado período. Pugina ressalta que o principal papel dos trajes eram cobrir o corpo. “A roupa tem como função cobrir o corpo, protegendo-o das intempéries, como elemento de pudor para cobrir os sexos e o corpo, e, ao mesmo tempo, identificá-lo”.

Para criar os figurinos dos personagens existe uma pesquisa histórica, mas a licença poética permite que hajam adaptações para que o público conheça o perfil de cada personagem por suas vestimentas. “Com os trajes identificamos elementos importantes de roteiro nos meios de entretenimento, pois ele está a serviço da construção e caracterização de personagens daquela época”, explica Leonardo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE