PUBLICIDADE

Livro retrata seis casas modernistas em PG

Obra foi lançada na última quarta-feira, na sede social do Clube Ponta-Lagoa

Imagem ilustrativa da imagem Livro retrata seis casas modernistas em PG
-

A sede social do Clube Ponta-Lagoa, em Ponta Grossa, recebeu um grande público para prestigiar o lançamento do livro “Artigas e Miguel Juliano: seis casas modernistas em Ponta Grossa”, das autoras e arquitetas Ana Luísa Furquim Bezerra e Gisele Pinna Bragacom. O evento aconteceu na noite de quarta-feira. Durante a tarde, as autoras participaram de uma live no estúdio do portal aRede. ‘É uma obra que retrata a riqueza da arquitetura da cidade’, assinalaram.

A obra resgata a história arquitetônica de seis casas construídas entre 1949 e 1953 em Ponta Grossa, que foram assinadas pelos renomados arquitetos Vilanova Artigas e Miguel Juliano, importantes profissionais do movimento modernista no Brasil.

A elaboração deste trabalho inédito começou em 2012, quando a arquiteta começou a dar aula. “Já ouvia falar dessas casas, porém, as informações eram muito duvidosas. Ninguém sabia ao certo a autoria e quantas eram. Na época, o coordenador do curso de arquitetura era o José Marcos Novak. Ele me incentivava a fazer alguma ação voltada ao resgate histórico das casas, visto que minha área de atuação é patrimônio histórico. Quando lançaram o primeiro edital da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Paraná, em 2014, inscrevi o projeto”, detalha Ana Luísa.

De acordo com a arquiteta Gisele Pinna, o público-alvo é para arquitetos e estudantes interessados em arquitetura modernista residencial, além da população dos Campos Gerais que busca conhecer um pouco mais a sua história. “Pretendemos auxiliar estudantes e o público em geral a compreender e reconhecer a arquitetura modernista na cidade de Ponta Grossa”, avalia ela, responsável pela produção das imagens e coautora do livro.

A produção do material se dividiu em várias etapas. Para Eliel Feliz, acadêmico de Arquitetura e Urbanismo do Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais (Cescage), o convite para fazer parte da equipe apareceu durante uma pesquisa que ele estava realizando sobre essas edificações. “Fizemos o levantamento das plantas e dados históricos. Em São Paulo, entrevistamos o Dr. Mario Xavier, engenheiro, filho do primeiro proprietário de uma das edificações e amigo do arquiteto Miguel Juliano”, conta Eliel.

“O Dr. Mario Xavier nos recebeu muito bem e ficou orgulhoso de contar sobre o passado. Ele também disse que as pessoas achavam que ele era meio louco por fazer uma casa tão diferente da usual, nada comum para a época”, diz Ana Luísa.

Livro retrata seis casas modernistas em PG
Livro retrata seis casas modernistas em PG Livro retrata seis casas modernistas em PG Livro retrata seis casas modernistas em PG
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE