PUBLICIDADE

Espetáculo sobre Ditadura Militar no Pax

Espetáculo sobre Ditadura Militar circula no Paraná

Imagem ilustrativa da imagem Espetáculo sobre Ditadura Militar no Pax
-

A  montagem  do  Espaço Cênico para o texto clássico de Augusto Boal, “Murro em Ponta de Faca”, faz em agosto e setembro uma  temporada de circulação por 11 cidades do Paraná.  Com direção de Paulo José, a peça, que trata da ditadura militar brasileira,  será  apresentada  em Piraquara, Ponta Grossa, Guarapuava, Cascavel, Umuarama, Arapongas, Maringá, Pinhais, Araucária,  Campo Largo e Paranaguá.

Além de 15 apresentações, o cronograma conta com cinco oficinas de Iluminação com o premiado  Beto  Bruel,  além  de  15 debates com a participação de convidados de cada cidade, que vivenciaram os anos da ditadura no Brasil. A temporada inicia no dia 18 de agosto, no Theatro Municipal Heloína Ribeiro de Souza, em Piraquara, e segue até 3 de setembro, com novo elenco: Abílio Ramos,Gabriel Gorosito, Edson Bueno, Patrícia Saravy, Raquel Rizzo e, além de NenaInoue, criadora e diretora da companhia Espaço Cênico. 

As atividades iniciam com a aula aberta de Iluminação, com Beto Bruel, sem necessidade de inscrição prévia, e seguem após a apresentação da peça com o debate “Exílios e Pertencimentos”. Selecionado  no  primeiro  edital da lei Estadual de Incentivo a Cultura/PROFICE, a turnê “Murro em Ponta de Faca” conta com o patrocínio da COPEL. Emblemático  texto  da  dramaturgia brasileira, escrito por Boal em 1974 foi o primeiro texto do autor montado no Brasil durante  seu  exílio  no exterior, em 1978, pelas mãos do mesmo Paulo José que em 2011 aceitou o convite de Nena Inoue e segue assinando a direção do espetáculo, desde então.

Murro  em Ponta de Faca conta sobre um grupo de exilados brasileiros em suas trajetórias pelo Chile, Argentina e França.Um  relato do Brasil e da América Latina à época da Ditadura, em precisa radiografia histórica e temática universal, sob o olhar de Augusto Boal e Paulo José, dois grandes nomes do teatro no Brasil e no exterior.“Passados  50  anos  do  Golpe  Militar,  trazer  a cena o contexto histórico da ditadura brasileira e latino americana,período  fundamental  para  o entendimento dos rumos da Democracia do pais”, pontua Nena Inoue, idealizadora da montagem que também atua.

A  peça  traz  o  exílio como temática, prática sempre presente na história da humanidade, que se por um lado é fruto da negação,  da  dominação,  da  intolerância  e da exclusão, por outro, é a negação da negação, a resistência, a luta pela afirmação.  Um  trabalho  que  insiste que lembrar é resistir. “Hoje existe a prática da filosofia do perdão, do viver e deixar  viver... eu afirmo que importante também é não esquecer, pois a perda de memória pode nos levar a repetir o erro”, diz o diretor, ressaltando a importância da montagem.“Montei  esta  peça  quando,  após uma leitura dramática no Espaço Cênico, constatei que os jovens na plateia não sabiam  sobre este período do Brasil. Afinal, é mais uma das coisas graves que passaram impunes no Brasil, que por isso continua réu  na  Corte  Interamericana  dos  Direitos  Humanos,  por conta dos crimes cometidos na Ditadura e porque não levou a julgamento nenhum dos torturadores...acho que nunca levará, e assim a justiça não acontecerá. Então me sinto no dever demostrar o que aconteceu”, completa Nena.

Considerando  a  excelência  dramatúrgica  e  atualidade  da  obra,  a  montagem busca estender a obra de Augusto Boal e apresenta não só a ditadura brasileira, mas também a latino-americana.​"​A intenção é valorizar a memória nacional e ressaltar um período recente da História do Brasil ignorado por muitos,além de insistir no reconhecimento de brasileiros  que resistem”, observa a atriz. Selecionado único pelo Paraná no Prêmio Myriam Muniz 2010 de montagem, o espetáculo estreou não por acaso, dia 31 de março de 2011, no Festival de Curitiba, no Espaço Cênico, e realizou temporadas no Rio de Janeiro e São Paulo, apresentando-se em diversas cidades do país com apoio de editais de circulação da Caixa Cultural, Funarte e Petrobras Cultural. Indicado a maiores de 14 anos.Entrada Franca.Duração: 1h40.

Ponta Grossa

Data: 19/08

Horário: 19h30

Local: Cine Teatro Pax - UEPG

21h Debate “Exílios e Pertencimentos”

16h Aula Aberta de Iluminação com Beto Bruel

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE