Confraternização de fim de ano requer mesas adequadas

É preciso pensar no conforto e analisar o espaço para, então, ter uma definição de qual formato a ser adotado

Seja para as refeições do dia a dia ou em momentos de confraternização a mesa é o tipo de móvel com vocação para ser protagonista num ambiente. Mas para escolher o modelo ideal que se adeque a todas as ocasiões e não se destoe das dimensões dos ambientes, é preciso estar atento a diversos fatores.

A designer Flaviane Rezende e arquiteta Márcia Coimbra, do escritório Ágille Arquitetura, ressaltam que, primeiramente, é preciso pensar no conforto. Analisar o espaço para, então, ter uma definição de qual formato a ser adotado. “É preciso levar em consideração a praticidade, a estética e a funcionalidade em relação ao formato adequado para o ambiente. Não adianta querer uma mesa de oito ou seis lugares se o espaço comporta somente quatro. Se respeitarmos o tamanho correto, a circulação não fica comprometida na hora da disposição das cadeiras. Outra dica importante é verificar a altura dos assentos, evitando, assim, que os joelhos batam no tampo da mesa”, explicam.

A designer de interiores Fabiana Visacro ainda acrescenta que a preocupação de se trabalhar com o que é adequado ao espaço deve priorizar a família que ali reside. “Não se deve pensar, apenas, em garantir um número maior de assentos para os convidados, afinal essa mesa precisa ser funcional para quem reside no apartamento e o seu dia a dia. O primeiro parâmetro, e mais importante, é a necessidade da família, das pessoas que moram no local. Às vezes, as pessoas ficam com uma ânsia de mesas e sofás maiores para as festas e esquecem do seu dia a dia”, pontua.

Mas se os moradores gostam de receber amigos e parentes, seja nos finais de semana ou em festas de fim de ano, algumas dicas são preciosas para acolher a todos em volta da mesa de jantar. “Coloque um espaço à parte para servir e não ponha nada na mesa. Use um móvel de apoio, como um aparador ou outro mobiliário coringa para que, assim, você não ocupe nenhum espaço na mesa. Desta forma é possível ocupá-la com o maior número de pessoas, sem perder nenhum conforto”, indica Fabiana Visacro.

As profissionais do escritório Ágille acrescentam: “É possível otimizar espaço de um ambiente com algumas alterações básicas, como pufes espalhados pelos cantos do ambiente, petiscos em outros móveis, serviço americano e, até mesmo, tirar alguns móveis e posicioná-los em outro cômodo. Depende do número de pessoas presentes para que se consiga receber de forma confortável os convidados”, dizem Flaviane e Márcia.

Um pouco menos usual, as mesas redondas e ovais trazem muitas vantagens para o ambiente. “Favorecem a interação entre as pessoas que estão sentadas à sua volta, pois não deixa ninguém muito longe, e são perfeitas para criar um espaço mais acolhedor. A mesa redonda se encaixa em qualquer estilo de decoração e deixam o ambiente mais moderno”, relatam.


Mesas ovais ou redondas trazem maior conforto

Para Fabiana Visacro, as mesas redondas ou ovais ainda trazem outro benefício: a base no centro. Assim, as pernas e os joelhos ficam mais livres, ao contrário das que têm formato retangulares ou quadradas, com base na extremidade, limitando o conforto de quem está sentado. “Isso é uma informação chave para que as pessoas fiquem de olho na estruturação da mesa. Às vezes as pessoas compram a mesa pela base, por serem atraentes e diferentes, mas têm que ver se ela não irá impactar na hora de receber. Muito importante, também, é estar atento às mesas com tampo em vidro incolor. Para quem recebe muita gente e, entre os convidados estejam mulheres de saia ou vestido, esse fator pode ser muito desconfortável e elas podem se sentir incomodadas em sentar ali”, alerta a profissional.

Vamos Ler inicia atividades em 2019 com formato consolidado na região

Vamos Ler inicia atividades em 2019 com formato consolidado na região...

Escolas particulares ampliam atuação do Vamos Ler

Escolas particulares ampliam atuação do Vamos Ler...

Ação arrecada 6 toneladas de lixo eletrônico em PG

Ação arrecada 6 toneladas de lixo eletrônico em PG...

Vagas na agência do Trabalhador para esta segunda (25/03)

Vagas na agência do Trabalhador para esta segunda (25/03)...

Confira seu horóscopo para este domingo (24/03)

Confira seu horóscopo para este domingo (24/03)...

Castrolanda cresce 16,1% e faturamento supera R$ 3,3 bi

Castrolanda cresce 16,1% e faturamento supera R$ 3,3 bi...

Rottas investe em obras e realiza projetos sociais em PG

Rottas investe em obras e realiza projetos sociais em PG...

Capa da edição deste fim de semana (23, 24 e 25/03/2019) do JM

Capa da edição deste fim de semana (23, 24 e 25/03/2019) do JM...

Implicância com a PM

Implicância com a PM...

Charge da edição deste fim de semana (23, 24 e 25/03/2019) do JM

Charge da edição deste fim de semana (23, 24 e 25/03/2019) do JM...

A água é um bem inesgotável?

A água é um bem inesgotável?...

Milla visita Bochenek visando informatização da Câmara

Milla visita Bochenek visando informatização da Câmara...

Alunos voltam a se manifestar contra PM no campus da UEPG

Alunos voltam a se manifestar contra PM no campus da UEPG...

Ratinho empossa Beto Preto

Ratinho empossa Beto Preto...
Comentários

Deixe uma resposta

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Últimas Notícias

Capa do Dia

CHARGE DO DIA

REDES SOCIAIS