PUBLICIDADE
Imagem ilustrativa da imagem Água: nosso maior tesouro

Em gênesis capítulo 1, vemos como Deus se preocupou ao criar as maravilhas que permeiam esse imenso Universo. Só que infelizmente, Ele não imaginava que esse precioso tesouro, caísse nas mãos dos predadores que também foi obra de Sua criação. E sem o menor escrúpulo, o vil predador, continua devastando florestas, poluindo nascentes, rios, lagos e o que é pior; matando diversos seres que fazem parte da cadeia do ecossistema.

Aliados a tudo isso, ainda vivemos numa sociedade que desperdiça a água, como se ela fosse um recurso infinito. Só que esse grande tesouro da natureza, futuramente é algo incerto. E se nós não soubermos utilizar esse precioso líquido: Ele vai acabar. E o que veremos não será guerra contra o petróleo, mais sim pela água potável, pois as estatísticas hoje apontam que há no mundo, 1,1bilhão de pessoas padecendo sem uma gota de água potável. Por conta desses dados, devemos procurar nos reeducar, para que o planeta não vire um deserto, levando a humanidade a um caos total.

Mesmo sabendo de tudo isso, insistimos em deixar a mangueira aberta ao máximo ao lavar calçadas, continuamos tomando banho demorado, escovando os dentes ou fazendo a barba com a torneira aberta, não economizando nos afazeres domésticos. E por aí vai o desperdício...

Pensando em todos esses desperdícios, foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 22 de março de 1992, o Dia Mundial da Água, mostrando ao mundo, quão incerto é seu futuro. Só para se ter uma ideia, a agricultura através da irrigação consome 70% de água doce, 22% as indústrias e 8% destinada ao uso doméstico.

Mesmo que nosso país seja privilegiado em relação à quantidade de água doce, há regiões como o Nordeste e Centro Oeste que estão sofrendo com a escassez. De acordo com o Banco Mundial, 88% de todas as doenças são causadas por água contaminada, saneamento inadequado, falta de higiene, gerando uma sociedade em desequilíbrio, onde 1,5 de crianças morrem por ano no mundo.

Nosso país, além possuir o maior rio do mundo que é o Rio Amazonas, possui várias nascentes de água doce. Só que essas nascentes, estão distribuídas irregularmente, sendo 72% na região amazonas, 27% na região Centro-Sul e apenas 1% na região Nordeste do país.

Mesmo que tenhamos grandes oceanos, temos que ficar em alerta... Vale lembrar que a água apesar de saciar nossa sede e nos auxiliar nos afazeres domésticos, ela também está presente nas religiões, principalmente no batismo, simbolizando o nascimento de um novo ser sendo purificado com a remissão dos pecados.

Para preservar a saúde do nosso planeta, temos que começar mudando primeiro nós mesmos, não desperdiçando água, não jogando lixo no lugar errado, não maltratando os animais, não desmatando nossas florestas, não poluindo nossos mananciais. Enfim, cabe a cada um, pensar seriamente no que nos aguarda em relação a tudo que está ocorrendo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE FLUIDOS POSITIVOS

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE