PUBLICIDADE

Os Benefícios Dos Animais Em Prol Dos Seres Humanos

Os Benefícios Dos Animais Em Prol Dos Seres Humanos

Imagem ilustrativa da imagem Os Benefícios Dos Animais Em Prol Dos Seres Humanos
-

Atualmente existe um grande número de animais domésticos, principalmente cães. Essa demanda, está mais centrada nas grandes cidades, onde são companheiros exclusivos das pessoas solitárias. Porém, hoje eles não são mais privilégio de poucos e a proliferação desses bichinhos está crescendo dia a dia onde fazem parte da prole familiar. Sem contar as inúmeras mordomias que alguns recebem! Além da classe canina, temos outras que trazem grandes benefícios aos seres humanos. Esses benefícios são através de Terapias Assistidas com animais. Esses tratamentos, começaram a ser desenvolvidos no Brasil no começo da década de 50. A seguir um resumo desses benefícios:

>COELHOS: Vivem em média de 7 a 10 anos. Provenientes do Sul da África, de onde passou para a Europa, daí se propagaram com rapidez por todo o Continente. Os romanos foram os primeiros a criar estes roedores em grandes parques. Mais tarde, a domesticação foi iniciada nos conventos, onde os monges da Idade Média os alojavam em gaiolas. Na terapia, sua velocidade e agilidade funcionam no tratamento de pessoas hiperativas. Elas se identificam com a rapidez do animal e observam que há os momentos certos para usar suas características.

>CACHORROS: Acredita-se que todas as raças existentes, derivam do lobo selvagem. Mas as diferenças de tamanho já eram aparentes há mais de mil anos, desde a época dos romanos. No antigo Egito, os cães, assim como os gatos, eram mumificados para representação dos deuses. Na terapia, as palavras chave para esses animais são afetividade e reciprocidade. Pela sua expansividade, facilitam os bloqueios emocionais. Geralmente o tratamento com eles dão excelentes resultados para pessoas depressivas, com síndrome do pânico, síndrome de Down, hiperativas, timidez, solitárias e já há alternativas para esses bichinhos, no consolo de doentes em hospitais. Em especial hospitais pediátricos.

>CAVALOS: Não se sabe ao certo de onde se originaram. Mas fósseis indicam que na era glacial, eles viviam em todos os continentes, onde grandes manadas vagavam pela América do Norte e Sul. Os cientistas acreditam que o mais antigo antepassado dos equinos era um animal de porte pequeno com 25 a 50 cm de altura. Seu dorso era arqueado(curvo) e o nariz comprido em forma de focinho. Pareciam mais como cães de corrida, do que o moderno cavalo de dorso reto e cara comprida. Na terapia seu trote ajuda na recuperação de deficientes físicos e mentais, devido aos seus batimentos cardíacos e o calor do seu corpo o qual produz uma sensação de equilíbrio e afinidade entre o cavalo e o cavaleiro.

>GATOS: A família dos felídeos existe na Terra há milhões de anos e os primeiros gatos domesticados pelo homem viveram no Egito antigo há cerca de 5.000 anos. Eram usados para o controle de pragas e caça. Já na Idade Média, eles sofreram uma forte campanha de extermínio, pois supersticiosos acreditavam que as bruxas podiam se transformar em gatos. O profeta Maomé tinha seu gato preferido, talvez seja por isso que o seu povo adoram seu bichanos. No oriente os gatos são representados pela figura de um boneco com uma das patas levantadas. Para os japoneses esta figura simbolicamente representa virtudes. Se você quer se tornar amigo deste felino, basta apenas respeitar sua natureza, seu território e tratá-lo com carinho. Na terapia devido serem flexíveis e independentes, ajudam na recuperação da autoconfiança por exigirem pouco do homem. Costumam ser usados nas etapas iniciais do tratamento da depressão.

>PÁSSAROS: Um fóssil de um dinossauro voador descoberto por cientistas chineses pode explicar a origem dos pássaros. Sua evolução se transformou num grupo de animais mais variados do planeta. Atualmente há mais de 9,7mil espécies enfeitando o nicho ecológico. Na terapia, as pessoas introvertidas veem nas aves engaioladas sua condição de prisioneiras. No tratamento, a medida que os pássaros são soltos da gaiola, os pacientes também tendem a se libertar. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE FLUIDOS POSITIVOS

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE