PUBLICIDADE
Imagem ilustrativa da imagem Estímulo ao consumo

É fato que o ano começou com indicadores positivos para o comércio varejista de Ponta Grossa, com janeiro registrando alta superior a 5% nas vendas, na comparação com o mesmo período de 2018. Este número pode crescer desde que o governo Bolsonaro efetivamente adote medidas de estímulo ao consumo. Já são quase três meses de governo e de prático, até o momento, nada ocorreu. Baratear o crédito é a principal estratégia.

No começo de 2018, na intenção de reaquecer a economia, o governo federal anunciou a liberação de saque no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para a quitação de dívidas e a redução das taxas de juros nas transações com cartão de crédito. Essas duas ações de estímulos ao consumo contribuíram, sobretudo, com a retomada do desenvolvimento dos setores de comércio e serviços. A sociedade quer saber quais são os planos do atual governo para aquecer o consumo.

Reportagem do Jornal da Manhã mostra que no mês de janeiro as vendas cresceram 5,02% em Ponta Grossa, na comparação com o mesmo mês em 2018. A média paranaense foi ainda um pouco melhor, com um crescimento de 8,01%. Na comparação com as outras cidades, Ponta Grossa ficou em uma posição intermediária. Os melhores desempenhos foram de Londrina, com aumento de 15,01%, e a região Oeste, onde o incremento foi de 13,27%.

Depois, junto com Ponta Grossa, no mesmo patamar de 5%, aparecem Maringá (5,58%) e Curitiba e Região Metropolitana (5%). Somente o Sudoeste teve baixa nas vendas, de 17,69%, puxada pela expressiva queda nas concessionárias de veículos, de 41,29%.

O governo de Bolsonaro atua, por enquanto, na estrada do discurso. Na cerimônia de transmissão de cargo na última semana, novo presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, ressaltou que se empenhará para que o Banco Central cumpra as duas principais missões: manter o poder de compra da moeda por meio de inflação baixa e a solidez do sistema financeiro.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE