PUBLICIDADE
Imagem ilustrativa da imagem O SVO e um novo IML

Com uma vasta folha de problemas e muito criticado pela população, o Instituto Médico Legal (IML), com sede no Município, poderá vislumbrar um futuro melhor se as propostas apresentadas ontem pela Prefeitura e Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), saírem do papel. O órgão, ligado à estrutura de segurança pública, há décadas aguarda soluções.

Algumas ações foram definidas. A UEPG irá ceder um terreno para construção da estrutura e um estacionamento. As obras da nova sede serão de responsabilidade do Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Segurança Pública. Já a Prefeitura Municipal firmou compromisso para realizar um convênio que garantirá a instalação do Serviço de Verificação de Óbito (SVO), conforme padrões já existentes em outras cidades.

Em relação à implantação do SVO, essa discussão se arrasta desde 2008. Naquele ano, anunciou-se uma parceria com o Estado que garantiria os equipamentos necessários, o setor de Patologia da Universidade Estadual de Ponta Grossa seria responsável pelas necropsias e o Município contrataria a mão de obra. Autoridades alinhavam em seus discursos que o serviço seria um grande avanço para a região, pois possibilitará a prevenção e pandemias e endemias no futuro. Será que deslancha desta vez?

O projeto para a construção da estrutura de um novo IML tem investimento inicial no valor de R$ 5 milhões e a expectativa é que ainda este ano a licitação seja realizada. Neste mesmo encontro também foi sinalizada a construção de um Centro Anatômico, ao lado do futuro IML, para estudos de anatomia.

As notícias são animadoras. Espera-se que agora os projetos deslanchem, o IML se reestruture e que a população tenha suas expectativas atingidas sempre que procurar os serviços deste órgão.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE