PUBLICIDADE
Imagem ilustrativa da imagem Desafio a ser superado

Encerrar as atividades do Aterro do Botuquara é o principal desafio do governo municipal. E esta situação incômoda, para Ponta Grossa, tem muito a ver com a omissão de gestões passadas que não se preocuparam em resolver uma questão ambiental por mero comodismo. O Município corre contra o tempo em busca de uma solução.

O Botuquara funciona irregularmente há aproximadamente cinco décadas. Neste período a cidade expandiu e a população aumentou. Também cresceu a quantidade de lixo.  Em dezembro do ano passado, a Prefeitura requereu junto à 1ª Vara da Fazenda Pública uma dilatação do prazo para encerramento das atividades do aterro, previsto inicialmente para 31 de dezembro. O Executivo ainda aguarda posicionamento do judiciário sobre o tema. Enquanto isso, a coleta é mantida.

Na semana passada, a Prefeitura decidiu ampliar o prazo para recebimento inicial do credenciamento de empresas para tratamento de resíduos. Fechar este local não se trata apenas uma necessidade urgente. É, também, uma obrigação do poder público. O aterro, além dos graves prejuízos que traz ao meio ambiente, à saúde e à qualidade de vida da população, está proibido.

Não é apenas Ponta Grossa que enfrenta este tipo de problema. Levantamento do Instituto Ambiental do Paraná, realizado há dois, mostra a realidade dos aterros sanitários, aterros controlados e lixões em todos os municípios paranaenses e reforça importância de ações para erradicar áreas inadequadas para disposição de resíduos.

O levantamento mostra que 185 municípios (46,4%) dispõem seus resíduos sólidos urbanos em aterros sanitários devidamente licenciados e 93 (23,3%), em áreas de lixão. Os outros 121 municípios (30,3%) usam os chamados aterros controlados, que possuem o mínimo de controle ambiental, como isolamento, acesso restrito, cobertura dos resíduos com terra e controle de entrada de resíduos.

É preciso avançar nesta questão. O aterro do Botuquara depõe contra a imagem de Ponta Grossa. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE