PUBLICIDADE

Atitude criminosa no trânsito

Imagem ilustrativa da imagem Atitude criminosa no trânsito

O balanço do feriadão de Ano Novo da Polícia Rodoviária Federal, mostra que os 15 acidentes registrados em rodovias das região dos Campos Gerais deixaram 25 pessoas feridas e quatro óbitos. Esses números, muito embora baixos se comparados a outros períodos, são preocupantes. O ideal é que não ocorressem acidentes. Assim, os leitos dos hospitais não estariam lotados e não haveria famílias enlutadas.

Impressiona, nesta estatística, o número recorde de motoristas flagrados pela PRF no teste de bafômetro. Ao todo, dos 617 testes aplicados, 15 motoristas foram autuados pelo Art. 165 do Código de Trânsito e um motorista foi preso pelo crime de embriaguez. Os flagrantes de embriaguez ocorreram nos perímetros urbanos de Imbituva, Prudentópolis e de Ponta Grossa. No mesmo feriado, no ano anterior, foram registrados dois casos apenas.

De acordo com o artigo 165 do CTB, o condutor flagrado dirigindo sob a influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência comete uma infração gravíssima. Além da punição no bolso, o motorista tem a CNH recolhida e responde a um processo administrativo que leva a suspensão do direito de dirigir por 12 meses - depois de todos os recursos possíveis. O veículo também é retido até que um outro condutor habilitado se apresente.

O motorista precisa entender que não há tolerância para qualquer nível de concentração de álcool no corpo. Existe apenas uma margem de erro definida pelo Inmetro para os bafômetros, por isso a infração é confirmada se o resultado do teste for igual ou superior a 0,05 mg/L de ar expelido. 

É preciso punir com rigor e adotar todas as medidas necessárias para impedir que motoristas entrem numa estrada ou numa rua sob efeito de bebida alcoólica. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE