PUBLICIDADE
Imagem ilustrativa da imagem O diálogo é importante

O anúncio da venda do prédio da Associação Beneficente 26 de Outubro, localizado à Rua Joaquim Nabuco, na área central de Ponta Grossa, provocou reações em alguns setores da sociedade. A Associação de Preservação do Patrimônio Cultural e Natural (APPAC) pede a abertura de diálogo com o Poder Público, para discutir a questão. É importante a manifestação de outras entidades, sobretudo como forma de enriquecer o debate, com o apontamento de benefícios e eventuais prejuízos sobre uma decisão.

Este prédio foi fundado em 26 de outubro de 1906 pela Companhia da Estrada de Ferro São Paulo–Rio Grande para ser a sede da Associação Beneficente 26 de Outubro (“Hospital 26 de Outubro”) com o objetivo de atender as famílias de seus funcionários. Naquela época, a associação prestava serviços de assistência médica, financeira e funerária.            

Atualmente, no prédio há uma capela no seu interior e no local, funciona o Serviço de Obras Sociais, a Fundação Promover e a Associação dos Deficientes Físicos de Ponta Grossa. O prédio foi tombado pelo Conselho Municipal de Patrimônio Cultural (Compac), em 2002, e pela Coordenadoria Estadual do Patrimônio Cultural, em 2005.

É exatamente este ponto que está em discussão. No ponto de vista da Associação de Preservação do Patrimônio Cultural e Natural, esse patrimônio, que foi adquirido pela Prefeitura em 1991-, é uma joia de Ponta Grossa e vale – no sentido social e cultural - muito mais do que o seu valor venal. A preservação, manutenção e bom uso do patrimônio cultural é importante para a sociedade local e visitantes. Para os ponta-grossenses é a forma de ajudar a conhecer e compreender a nossa história; a sua existência adiciona qualidade de vida para adultos e velhos que lembram das suas vidas com esses patrimônios e é a forma de manter (e mostrar para os turistas) aquilo que só existe aqui em Ponta Grossa, ou seja, o nosso patrimônio cultural.

O Município sustenta não ter condições financeiras de reformar o espaço e que o caminho seguido pela Prefeitura é o mais adequado para gerar receita e reduzir despesas. O importante é abrir essa discussão à sociedade e buscar uma alternativa viável.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE