PUBLICIDADE

A importância da preservação

Imagem ilustrativa da imagem A importância da preservação

Ao assumir o Clube Societá Italiana Dante Alighieri, a Paróquia do Rosário, em Ponta Grossa, contribui decisivamente para preservar um patrimônio histórico. É uma decisão corajosa da igreja, que agora buscará recursos para pagar os impostos atrasados e dinheiro para realizar a revitalização e obras de melhorias no espaço. A memória, tão importante, não se perderá. Nada será demolido. Numa época em que muitos prédios históricos são demolidos do dia para a noite, este acontecimento precisa ser muito comemorado.

Com tantas obras de arte a céu aberto o município de Ponta Grossa é um verdadeiro convite ao passado e uma referência em edificações históricas. Dos quais fazem parte também o Museu Época, edificado no estilo art-nouveau; o Museu dos Campos Gerais, erguido em 1920; o Centro de Cultura que guarda traços bem arrojados do estilo eclético; e o prédio da Associação Beneficente 26 de Outubro, fundado em 1906.

O Clube Societá Italiana Dante Alighieri em Ponta Grossa, foi construído a partir de 1912 e inaugurado em 1914. Criada por intelectuais, a associação oficial Dante Alighieri da Itália tinha como principal objetivo promover a cooperação da cultura italiana com a cultura de outros países. O edifício está tombado pelo Conselho Municipal de Patrimônio desde maio de 2012. Com a administração da Igreja, o local servirá para a realização de cursos, terá um consultório dentário para atendimento de pessoas com baixa renda, uma sala para o clube de mães e um depósito para alojar equipamentos e demais materiais da Igreja.

Cidade que tem a preocupação de preservar os prédios históricos merece todo o respeito. Ponta Grossa, ao longo dos anos, mostra esta disposição. Historiadores ressaltam que construções erguidas na antiguidade, possuem verdadeiras heranças que ultrapassam as barreiras do tempo e que se destacam em meio à arquitetura moderna. São prédios com estilos diversos e traços do século XIX e início do XX.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE