PUBLICIDADE
Imagem ilustrativa da imagem Orientando a população

Importante, em todos os sentidos, a iniciativa da Diocese de Ponta Grossa em referendar, à população, a leitura da Cartilha de Orientação Política, que foi lançada semana passada. Mais de 8 mil exemplares serão entregues nas paróquias e repassadas ao Conselho de Leigos. O propósito é oferecer subsídios aos eleitores cristãos católicos para um voto mais consciente e consequente.

O documento é muito explicativo. Esclarece sobre as novas regras do financiamento das campanhas, com a restrição ao financiamento de empresas e associações. Também explica as funções do presidente da República, senadores e deputados federais, bem como dos governadores e dos deputados estaduais e distritais, e o voto de legenda. 

É correto afirmar que a superação da crise passa pela recusa sistemática de toda e qualquer corrupção, pelo incremento do desenvolvimento sustentável e pelo diálogo que resulte num compromisso entre os responsáveis pela administração dos poderes do Estado e a sociedade. É inadmissível alimentar a crise econômica com a atual crise política. O Congresso Nacional e os partidos políticos têm o dever ético de favorecer e fortificar a governabilidade. 

Atualmente, diferentes setores da sociedade – dentre os quais a Igreja - manifestam preocupações diante do grave momento pelo qual passa o país, que enfrenta profunda crise política, econômica e institucional e que tem como pano de fundo a ausência de referenciais éticos e morais, pilares para a vida e organização de toda a sociedade. 

Em outubro, deste ano, roga-se ao leitor para votar conscientemente. Com o voto, pode-se iniciar uma mudança significativa no país, priorizando os ótimos projetos e os políticos honestos. Anular ou voto - ou não comparecer às urnas -  é privilegiar os maus candidatos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE