PUBLICIDADE

A greve e a omissão do governo

Imagem ilustrativa da imagem A greve e a omissão do governo

A greve dos caminhoneiros, deflagrada na última segunda-feira, impacta decisivamente no cotidiano da população. Os reflexos, apesar dos piores possíveis, parecem não sensibilizar o governo federal. As propostas apresentadas não atendem aos anseios da categoria e nem da população brasileira. 

Ontem, completam-se cinco dias da paralisação de um setor que alega a impossibilidade de atuação por conta do alto custo do óleo diesel. Quase 30% do preço deste produto é composto por impostos federais do governo Michel Temer (MDB) e do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) estadual. O preço da Petrobrás, estatal dilapidada pelos governos anteriores e que a Operação Lava Jato comprovou ter sofrido um rombo de pelo menos R$ 6 bilhões nas dobradinhas dos governos PT e MDB, compõe outros 55% do custo do combustível dos caminhões.

Os combustíveis, assim como outros produtos básicos consumidos diariamente pelos brasileiros, são caros porque bancam Estado inflado de privilégios, cargos comissionados e ineficiente nos serviços essenciais para a população. A greve dos caminhoneiros testemunhada hoje tem como objetivo, mais que justo, protestar contra o aumento do diesel. É lógicos que a categoria está cansada de promessas vãs, e que algo de concreto precisa ser feito.

Não se pode aceitar a resposta do presidente Temer para solucionar o problema de desabastecimento que atinge as cidades, que pretende colocar a faca no pescoço dos pequenos e médios empresários, além dos trabalhadores: reduzir o preço do diesel e onerar 30 setores da economia, arrecadando mais R$ 3 bilhões em taxas. Para as entidades, é necessário reduzir os impostos, equilibrar o custo do Estado e cortar os privilégios daqueles que ocupam cargos públicos e comissionados nos municípios, estados e União, nos três poderes.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE