PUBLICIDADE
Imagem ilustrativa da imagem Asfaltar para desenvolver

O anúncio realizado ontem, pela Prefeitura, sobre o crescimento no número de vias pavimentadas, em Ponta Grossa, ganha relevância quando confirma-se que, até quatro anos atrás, apenas 45% das ruas tinham cobertura da camada de asfalto. Este índice era bem inferior ao das cidades como Foz do Iguaçu, Cascavel, Maringá e Londrina.

De fato, a infraestrutura urbana ganhou fôlego e modernidade com os investimentos realizados pelos governos federal, estadual e municipal, nos últimos 10 anos. Antes disso, investia-se muito no patrolamento das ruas, numa tentativa nem sempre muito bem sucedida para deixá-la em condições de trafegabilidade.

As reclamações dos moradores eram constantes. Os buracos impediam a trafegabilidade normal dos veículos, potencializam riscos de acidentes e impediam a chegada de ambulâncias e viaturas policiais. Não havia coleta de lixo e as crianças ficavam sem o transporte escolar. 

A realidade, se não é a ideal, pelo menos se aproxima da vontade dos moradores. Muitos bairros cresceram e se desenvolveram economicamente a partir da pavimentação de suas ruas. O asfalto trouxe qualidade de vida e valorização dos imóveis. Desenvolveu o comércio, criou empregos e gerou renda para muitas pessoas. 

Ontem, segundo estimativa da Prefeitura, enquanto o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) indicava que 49% das vias da cidade eram pavimentadas, uma estimativa atualizada da Prefeitura Municipal apresenta que este total subiu para 75% devido aos investimentos estruturais dos últimos anos.

Ponta Grossa 100% com rua asfaltada deve ser meta do gestor público. E este benefício precisa estar alcance de todos os moradores. É preciso haver um equilíbrio entre preço e qualidade.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE