PUBLICIDADE

Desafios da segurança pública

Imagem ilustrativa da imagem Desafios da segurança pública

Reduzir o tempo de atendimento da ocorrência e estar mais presente nos bairros. Esses são os dois grandes desafios dos organismos de segurança de Ponta Grossa. O crescimento da cidade nas últimas três décadas e principalmente a construção de inúmeros núcleos habitacionais, impuseram à Polícia Militar, à Polícia Civil e até mesmo à Guarda Municipal, a necessidade de rever alguns conceitos históricos, importantes no passado, mas ineficientes no presente.

As limitações existem e vão desde a falta de equipamentos básicos, de viaturas e até dos imprescindíveis recursos humanos. Enquanto a estrutura é cada vez maior, os problemas se avolumam com o crescimento de crimes como arrombamentos, assaltos à mão armada, homicídios, estupros e tráficos de drogas. A sociedade, vitimizada, exige segurança e resposta imediata.

O governo estadual tem feito sua parte. Os investimentos feitos pelo Estado na área de segurança pública, que incluem a contratação de 11 mil policiais desde 2011 e a aquisição de armamentos e equipamentos para as forças de segurança, ajudaram a diminuir os índices de criminalidade do Estado. É um medida significativa que melhora muito a qualidade das ações da polícia, permite um policiamento preventivo da PM muito mais eficiente e o policiamento investigativo também por parte da Polícia Civil com mais estrutura

Não se pode afirmar o mesmo do Governo Federal. Até agora, o governo federal se mostrou muito tímido na tarefa de induzir reformas e em buscar instrumentos que melhorem a segurança. O que chama a atenção é a falta de continuidade de projetos nas trocas de governos. Um exemplo é o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), criado na gestão Lula, mantido nos primeiro anos de Rousseff, e extinto por ela mesma na segunda parte de seu mandato em troca do projeto Brasil Mais Seguro.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE