PUBLICIDADE
Imagem ilustrativa da imagem Tecnologia contra o crime

A tecnologia não é uma solução isolada para o enfrentamento do crime e violência, mas é uma excelente alternativa para coibir os agentes promotores de delitos contra a população, possibilitando, ainda, melhores condições de reconhecimento, identificação e localização.

Ponta Grossa é vigiada 24 horas por dia por um sistema de alta tecnologia de videomonitoramento, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública. Esta central permite, através da alta definição de imagens, informações mais detalhadas e precisas sobre ocorrências que demandam intervenções rápidas das forças de segurança. O sistema também possibilita o planejamento das ações preventivas dos órgãos de segurança do município.

O sistema de monitoramento urbano é um auxiliar para a segurança pública e as câmeras de vigilância atuam na prevenção e inibição de atos ilícitos. Formado pela interligação de câmeras, sonorização e softwares especializados, ampliam as áreas monitoradas de Ponta Grossa, ajudando na mobilidade dos policiais quando necessários.

Das 36 câmeras instaladas, a do Parque Ambiental é a que apresenta o maior número de visualizações que geraram ocorrência. Em segundo lugar, ficou a câmera da Rua Fernandes Pinheiro, que registrou seis visualizações que geraram ocorrências. A maior parte das ocorrências, constatadas pelo sistema de videomonitoramento, acontece no período vespertino, das 15h às 23h. Esses dados são do ano passado.

A importância deste sistema para a segurança de espaços públicos e da própria população, justifica novos investimentos. O número de câmeras precisa ser triplicado e principalmente direcioná-las aos bairros. É preciso debater com a sociedade essa distribuição. Por outro lado, existe a necessidade de ouvir a polícia e utilizar estatísticas que justifiquem a instalação dos equipamentos em função de uma lógica de segurança pública.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE