PUBLICIDADE

O que esperar da Câmara em 2018?

Imagem ilustrativa da imagem O que esperar da Câmara em 2018?
-

O que esperar da Câmara em 20

A reabertura dos trabalhos na Câmara de Ponta Grossa, nessa segunda-feira (19), cria a expectativa no cidadão de como será ano legislativo, considerando os inúmeros assuntos polêmicos que devem nortear e enriquecer os debates, e por conta das eleições em outubro, para a escolha dos deputados estaduais e federais, senador, governador e presidente da República. 

É importante destacar que muitos desses vereadores deverão ser indicados por seus grupos políticos para concorrerem a vagas na Câmara Federal e Assembleia Legislativa. No entanto, a particularidade deste ano, com o importante acontecimento das eleições, não pode comprometer a qualidade e a intensidade dos serviços na Câmara, em prol do cidadão.

É importante destacar que o vereador tem duas funções principais: fiscalizar as ações da Prefeitura e legislar. A segunda implica em analisar e votar, aprovando ou rejeitando, projetos de lei apresentados pelos próprios parlamentares, pelo Executivo (Prefeitura) ou pela sociedade civil.

Mas, para o cidadão, detentor do voto, o vereador precisa ir além dessas duas funções. O parlamentar precisa conhecer os bairros, as suas particularidades e necessidades, e junto com a associações de moradores discutir ações e apresentar propostas para a melhoria da qualidade de vida. O cumprimento de expediente na Câmara não pode ocorrer apenas nas tardes de segunda e quarta-feira, quando ocorrem as sessões.

As promessas de um vereador devem estar de acordo com as áreas do serviço público municipal, com o objetivo de melhorar as condições da população e o funcionamento do município. 

A Câmara teve um ano movimentado em 2017. Além de discutir temas polêmicos, como o refinanciamento de dívidas da Prefeitura com a Sanepar e também em FGTS dos servidores, o Legislativo contabilizou a apresentação de 350 projetos de lei entre 1 de janeiro de 2017 até o dia 20 de dezembro. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE