PUBLICIDADE

Insegurança: uma pauta a ser discutida

Imagem ilustrativa da imagem Insegurança: uma pauta a ser discutida

A morte do vereador Miguel Calixto (PSD), vítima do tiroteio entre bandidos e vigilantes no ataque ao comboio de carros-fortes na BR-376, na terça-feira, encerra uma semana bastante delicada para a segurança pública do Paraná. Pouco falou-se sobre isso, mas a tentativa de assalto que acabou com a morte de três pessoas inocentes aconteceu em um momento de extrema fragilidade no setor: um dia após a demissão do então secretário de Estado de Segurança Pública e Administração Penitenciária, Wagner Mesquita. O ex-delegado-geral da Polícia Civil, Júlio Reis, assumiu a pasta no lugar dele.

Cabe agora uma investigação rigorosa, já prometida pelos órgãos responsáveis, para identificar de quais armas partiram os tiros que tiraram a vida de pessoas inocentes. A ação de criminosos fortemente armados já não é tão incomum no Paraná, com constantes ataques a bancos e caixas eletrônicos, sempre com bandidos portando fuzis, metralhadoras e pistolas de uso restrito das forças armadas. Como esse armamento chega nas mãos da criminalidade e não é detectado pela polícia, é outra história.

Um exemplo de como a população acaba à mercê da criminalidade foi o assalto ocorrido na agência da Caixa Econômica de Uvaranas, em Ponta Grossa, um dia antes do atentado que ganhou destaque no Brasil inteiro. Em pleno horário de almoço, ladrões portando armas de grosso calibre não se intimidaram com a grande movimentação no local e colocaram a vida de dezenas de inocentes em risco ao roubarem quatro malotes que tinham acabado de ser entregues na agência por um carro-forte. Nenhum suspeito de envolvimento neste crime foi preso até a publicação deste texto.

Foi uma semana difícil para a segurança pública do Paraná, e de muito medo para quem mora na região dos Campos Gerais. Já não é de hoje que a população não se sente segura nem dentro de casa, e ocorrências como as registradas nesta semana deixam a sensação de insegurança ainda mais evidente. Agora, é esperar que a nova gestão da Segurança Pública no Paraná consiga encontrar os mandantes do ataque que chocou o país – três bandidos morreram e outros dois estão presos, mas ainda há muito por trás deste ataque, basicamente uma afronta às autoridades paranaense.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE