PUBLICIDADE
Imagem ilustrativa da imagem PG é destaque no emprego

Ao contrário de centenas de cidades brasileiras, Ponta Grossa destaca-se pela capacidade de geração de empregos. É uma informação relevante, sobretudo se forem considerados os péssimos indicadores da economia do país, com a indústria praticamente paralisada e o comércio registrando seguidos índices negativos.

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados nessa sexta-feira apontam que, de -534 em 2016, o saldo do ano passado fechou em +1.038, o que significa mais admissões do que demissões realizadas. Esse é o maior número entre as cidades com mais de cem mil habitantes no Paraná, e o segundo maior entre os municípios com população superior a 30 mil habitantes, ficando apenas atrás de Pato Branco.

Considerando o cenário nacional, o Cadastro Geral de 2017 confirmou a melhora do mercado de trabalho formal brasileiro. Segundo números apresentados ontem, pelo Ministério do Trabalho, o resultado acumulado do ano – equivalente aos últimos 12 meses –, indicou o fechamento de 20.832 vagas, uma redução de apenas 0,05% em relação ao estoque de dezembro de 2016. 

Conforme o Caged nacional, no ano passado a geração de empregos formais foi liderada pelo Comércio, com saldo positivo de 40.087 postos de trabalho formais. Resultado bem superior aos de 2016, quando foram registradas perdas de 197.495 vagas, e de 2015, quando foram fechados 212.756 postos.

Não é por acaso que os índices são favoráveis em Ponta Grossa. A administração pública fez o dever de casa, construindo uma política consistente e de resultados. O discurso da vice-prefeito Elizabeth Schmidt tem este alinhamento. O número de empregos reflete diretamente a economia local. A gestão municipal tem realizado fortes investimentos na educação, turismo e infraestrutura, o que otimiza a empregabilidade e atrai empreendedores para o município.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE