PUBLICIDADE
Imagem ilustrativa da imagem Paz no trânsito

A morte de um ciclista na noite de terça-feira, na PR-513 (Ponta Grossa/Distrito de Itaiacoca), não pode ser tratada como mera fatalidade. Invariavelmente, o acidente com resultado de óbito é causado pela falha humana. É importante citar que ocorrências dessa natureza podem ser reduzidas ou até mesmo evitadas a partir da conscientização de todos os elementos humanos que fazem parte deste sistema.

É uma grave falha de Ponta Grossa não realizar campanhas educativas de trânsito com frequência. Essas ações de conscientização do pedestre, condutor e ciclista acontecem com maior intensidade em setembro, quando o trânsito é tematizado e lembrado. É um erro de estratégia. Blitz de advertência e de orientação precisa acontecer assiduamente.

Mas, apenas iniciativas adotadas pelo poder público não atingirão seus objetivos se as normas de trânsito não foram respeitadas. Especialistas ressaltam que respeito, cortesia, cooperação, solidariedade e responsabilidade constituem os eixos determinantes da transformação do comportamento do homem no trânsito. Advertem que esta não é uma tarefa muito simples e fácil. Pois, para transformar uma sociedade, é importante a participação, conscientização e o desejo de cada criança, adolescente, adulto ou idoso. É necessário que os pais, professores, empresários e as próprias autoridades percebam como atitudes corretas no trânsito podem salvar vidas. Mas para mudar é preciso querer.

As particularidades de Ponta Grossa sugerem maior atenção no trânsito. Ruas são estreitas, as rodovias cortam importantes regiões com grande número de moradores, a topografia é acidentada, o percentual de vias pavimentadas não atinge os índices aceitáveis, o número de veículos é grande e a fiscalização é falha.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE