PUBLICIDADE
Imagem ilustrativa da imagem Um desafio a ser superado

A eliminação do aterro controlado do Botuquara deve ser o maior desafio de Ponta Grossa. Muitas tentativas ocorreram nas últimas décadas, inúmeros projetos foram colocados em discussão, promessas ganharam a cena principalmente na época de campanhas eleitorais, mas, de prático e efetivo, nada ocorreu.

Enquanto inúmeros municípios constroem sua história ambiental de forma consciente e objetiva, investindo em coleta seletiva e ações concretas de destinação correta dos resíduos domiciliar, Ponta Grossa insiste, até o momento, em readequar o cenário comprometido do Botuquara com puxadinhos em suas já exauridas células. Especialistas afirmam que o problema maior não está na localização porque podemos contar com o resultado dos estudos que apontam técnicas a serem empregadas na construção de aterros sanitários.

Para registro, o aterro do Botuquara tem uma vasta área, a mais antiga, onde o solo está completamente desprotegido, possibilitando que o chorume percole para o lençol freático que abastece os mananciais e que compõem a bacia hidrográfica da região. Esse fato é o mais grave do ponto de vista ambiental e, para saná-lo, o poder público precisará deslocar a massa ali depositada para outro local com manta impermeável.

Todos são responsáveis pelo problema do lixo e por isso o aterro do Botuquara é uma questão que diz respeito a toda a sociedade. Qualquer que seja a solução técnica encontrada para a destinação do lixo, pensando a longo prazo, a educação ambiental certamente é a melhor opção para que as gerações futuras tenham cada vez mais consciência em relação às questões de consumo, separação e destinação adequada dos resíduos

Hoje, a 1ª Vara da Fazenda Pública da Justiça em Ponta Grossa promove uma audiência de conciliação entre a Prefeitura Municipal, o Ministério Público (MP) e o Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comdema) sobre a escolha de um novo aterro para receber o lixo da cidade. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE