PUBLICIDADE

PG e o prêmio do Trata Brasil

Imagem ilustrativa da imagem PG e o prêmio do Trata Brasil

O prêmio do Instituto Trata Brasil, entidade que avalia a qualidade do saneamento básico em todo o país e que reconheceu Ponta Grossa como uma das melhores cidades do Brasil neste setor, ganha destaque quando se analisa o restante do Brasil.

Apenas 30,4% das cidades brasileiras têm planos municipais de saneamento básico. De acordo com levantamento da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental, ligada ao Ministério das Cidades, das 5.570 cidades brasileiras, apenas 1.692 (30,4%) declararam ter feito seus planos municipais. Outras 37,5% das cidades estão com os planos em andamento. Além disso, 2% das cidades apresentaram inconsistências nos dados, e não há informações sobre 29,9%.

Outro detalhe: dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), divulgados em janeiro deste ano e referentes a 2015, mostram que cerca de 34 milhões de brasileiros não possuem acesso a água potável. Além disso, apenas 50,3% dos brasileiros têm acesso a coleta de esgoto, o que significa que mais de 100 milhões de pessoas utilizam medidas alternativas para lidar com os dejetos – seja através de uma fossa, seja jogando o esgoto diretamente em rios.

Quarenta e quatro cidades reportaram que mais de 80% da população possui os serviços de coleta de esgotos, 25 cidades informaram que menos de 40% da população conta com esses serviços, enquanto que em 8 municípios o índice ficou entre 0 e 20%. Cinco cidades reportaram 100% (Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa e Diadema, em São Paulo), enquanto Santarém (PA) indicou 0% (zero)

Cidades limpas são uma necessidade. A cada real gasto com saneamento, quatro são economizados em saúde. Num momento em que o país se desenvolve, ter cidades mais limpas é o primeiro passo para criar espaços melhores, capazes de estimular o desenvolvimento do município, a qualidade de vida e o bem estar dos cidadãos. Esta é uma lição que Ponta Grossa executa com alto grau de eficiência.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE