PUBLICIDADE
Imagem ilustrativa da imagem Um ano de voos comerciais

Um ano de voos comerciais em Ponta Grossa. Por um lado, essa informação marca um período de prosperidade do Município, que comemora excepcionais indicadores socioeconômicos e desponta no cenário nacional como um dos principais destinos de investimentos industriais. Mas, desperta um sinal de alerta: o Aeroporto Santana ainda é muito pequeno para atender a demanda. 

Nesses últimos 12 meses, a aviação comercial foi responsável por mais de 57% dos passageiros que utilizaram o aeródromo desde a sua reinauguração. São 20 mil do total de 35 mil passageiros que decolaram ou pousaram no aeroporto ponta-grossense desde junho do ano passado.

Segundo a Prefeitura, há projetos tramitando para aumentar a infraestrutura do Sant’Ana, desde o terminal de passageiros até a ampliação da pista - de forma que ele tenha condições de receber aeronaves maiores. Foi apresentado um projeto de R$ 40 milhões para o Ministério dos Transportes, que propõe melhorias e ampliações neste espaço. 

É importante reforçar que a construção de um novo aeroporto em Ponta Grossa, para receber os voos de grandes aviões a jato das maiores companhias aéreas do país, está sendo proposta pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep). O novo projeto poderia servir, inclusive, de alternativa para o Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, caso o mesmo esteja fechado por alguma situação adversa.

Uma das principais reivindicações da Fiep para o Aeroporto Santana é que a pista seja alargada. Hoje ela tem 28,5 metros, mas, para a entidade, é importante que ela seja ampliada para 45 metros. Isso tornaria o aeroporto mais seguro para a sua operação, de pousos e decolagens. 

O aeroporto é um vetor de desenvolvimento, que descomplica a comunicação entre as pessoas, o turismo, os negócios e atrai novos investidores por ser um facilitador. Isso é fato. Mas, o investimento tem que ser constante.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE