PUBLICIDADE

Investimento para salvar vidas

Imagem ilustrativa da imagem Investimento para salvar vidas

A instalação de uma base aérea do Grupamento Aeropolicial e Resgate Aéreo (Graer), em Ponta Grossa, anunciada ontem ao portal aRede e ao Jornal da Manhã, pelo governador Beto Richa (PSDB) é mais um diferencial para o Município. Nem se discute a importância para o sistema de socorro público. É um investimento de peso para a área de saúde.

No Estado, o grupo tem um aspecto importante que é policiamento e fiscalização, mas tem outro muito mais importante, que é o da ajuda humanitária, da situação de resgate, de socorro, de salvamento, missões até agora com muito êxito, que tornam o Graer uma referência no Brasil na atuação da aviação operacional aeropolicial.

A base em Ponta Grossa, quando confirmada, terá capacidade para abrigar helicópteros e também aeronaves de transporte aéreo, voltados para o translado de pacientes com quadro clínico agravado. O valor para a aquisição do primeiro helicóptero ainda não foi oficialmente divulgado pelo Estado.

Esta reivindicação é antiga. As negociações para a instalação do Graer estão em curso desde o final de 2016, envolvendo o Governo do Paraná, a Prefeitura de Ponta Grossa e a Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), representando as cidades da região que receberão a cobertura do serviço.

Com o serviço, helicópteros e aeronaves do Governo do Estado prestam atendimento a pessoas em situação de urgência e emergência e também fazem o transporte de órgãos para transplante.

Nos Campos Gerais, o Graer terá uma missão multifunção, pois além da questão do atendimento em saúde, vai operar também na segurança – pode acompanhar operações e apoio tático -, na defesa civil, em caso de calamidade ou urgência, e na área ambiental, nos casos de incêndios.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE