PUBLICIDADE

A UEPG e a fábrica de remédios

O anúncio da implantação de uma fábrica para a produção de medicamentos, no campus de Uvaranas da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), não é importante apenas para o Município ou à região dos Campos Gerais. O termo assinado na semana passada prevê que os remédios sintéticos atenderão a demandas dos governos estadual e federal, e do Sistema Único de Saúde (SUS).

A utilização do espaço no campus Uvaranas, inicialmente, se dará com a instalação de uma central de importação e distribuição de medicamentos, com um laboratório de controle de qualidade. Na sequência será implantada uma fábrica completa para a produção de medicamentos em pequenos volumes, mas com significativo valor agregado.

É uma conquista para a UEPG, para a área da saúde e a Ponta Grossa, ressaltando que em breve Ponta Grossa será referência no país, na produção de medicamentos com o selo do Tecpar, instituição reconhecidamente de excelência nessa área. Este espaço também irá beneficiar pesquisadores e acadêmicos da graduação e da pós-graduação, com um novo campo de atuação, além da produção de medicamentos.

Esta é a segunda fase de um projeto iniciado em 2014. Na primeira fase foram investidos R$ 300 mil na elaboração de um projeto executivo de reforma no prédio do Lapmed e adequações para atender às normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O Tecpar já tem projetos para fornecer seis medicamentos biológicos estratégicos para o SUS, até então importados: Trastuzumabe, Infliximabe, Rituximabe, Adalimumabe, Bevacizumabe e Etarnecepte. Os medicamentos são usados no tratamento de diversos tipos de câncer e para artrite reumatoide, constituindo a plataforma tecnológica de produtos monoclonais.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE