PUBLICIDADE
Imagem ilustrativa da imagem A respeitabilidade do Gaeco

A operacionalização do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), em Ponta Grossa, representa o reforço neste círculo de órgãos e entidades que se sobressaem com a realização de ações direcionadas no combate ao crime organizado. Tem respeito e credibilidade perante a população.

Números colhidos pela Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos de Planejamento Institucional do Ministério Público são uma amostra do trabalho desenvolvido pelo Gaeco durante parte de sua trajetória. Segundo o levantamento, desde 2012, o Gaeco do Paraná instaurou 1.135 procedimentos investigatórios. Desse total, 678 são procedimentos investigatórios criminais, que incluem desde apurações próprias sobre crimes de homicídio até investigações relacionadas à prática de crimes que lesam o poder público; 303 são procedimentos investigatórios relacionados ao controle externo da atividade policial e 154 procedimentos por motivações diversas. Como resultado das investigações realizadas, foram ajuizadas 302 ações e arquivados 545 procedimentos. Há, ainda, 188 procedimentos em andamento nas unidades do Gaeco de todo o estado.

O Gaeco é um órgão de operacionalização de atividades investigatórias criminais da estrutura dos Ministérios Públicos, criados com a finalidade de promover a investigação e a repressão do crime organizado, da macrocriminalidade e dos crimes de maior complexidade e relevância social, formados por integrantes de diversos órgãos de investigação (delegados de polícia, policiais civis e militares, policiais rodoviários federais e estaduais, auditores das receitas federal e estadual, dentre outros).

A atuação deste órgão, no combate ao crime organizado, possui destacada visibilidade em razão dos inúmeros resultados obtidos, os quais são amplamente divulgados pela mídia nacional e reconhecidos pela sociedade brasileira.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE