PUBLICIDADE

Vendas do comércio de PG crescem 5% em 2019

Entre as seis regiões avaliadas no Estado do Paraná, apenas uma teve queda na comparação com o mesmo mês em 2018

As lojas de departamentos tiveram a maior alta nas vendas em janeiro deste ano
As lojas de departamentos tiveram a maior alta nas vendas em janeiro deste ano -

Entre as seis regiões avaliadas no Estado do Paraná, apenas uma teve queda na comparação com o mesmo mês em 2018

O ano começou positivo para o comércio varejista de Ponta Grossa e empresários do setor em grande parte dos municípios paranaenses. No mês de janeiro, as vendas cresceram 5,02% em Ponta Grossa, na comparação com o mesmo mês em 2018. A média paranaense foi ainda um pouco melhor, com um crescimento de 8,01%. As informações são da Pesquisa Conjuntural do Comércio, realizada mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), divulgadas nesta terça (19).

Na comparação com as outras cidades, Ponta Grossa ficou em uma posição intermediária. Os melhores desempenhos foram de Londrina, com aumento de 15,01%, e a região Oeste, onde o incremento foi de 13,27%. Depois, junto com Ponta Grossa, no mesmo patamar de 5%, aparecem Maringá (5,58%) e Curitiba e Região Metropolitana (5%). Somente o Sudoeste teve baixa nas vendas, de 17,69%, puxada pela expressiva queda nas concessionárias de veículos, de 41,29%.

Dos 11 setores do comércio, seis tiveram alta nas vendas, puxando para o alto o índice. As lojas de departamentos lideraram o incremento nas vendas, com elevação de 35,1% no faturamento. Depois apareceram os setores de ótica, cine, foto e som, com aumento de 21,7%, seguido pelas autopeças (16,9% de alta). Também aumentaram as vendas supermercados, materiais de construção e combustíveis. Por outro lado, os desempenhos negativos ficaram com as livrarias, concessionárias de veículos, farmácias, vestuário e tecidos, e calçados. Esses dois últimos setores acumularam quedas de 48,1% e 53,4%, respectivamente. 

Líria Aparecida de Almeida, gerente da Havan Ponta Grossa, confirma que as vendas foram bastante expressivas neste mês na cidade. Especialmente porque depois de dezembro, o melhor mês para o comércio, vem janeiro, que bem sempre é positivo para diversos setores. “Mas foi um mês que nos surpreendeu, que crescemos 60% na comparação com janeiro de 2018”, informou. “Os setores de eletro e vestuário se destacaram muito em janeiro. Todos eles cresceram, mas esses dois tiveram uma superação muito tal”, observou.

A gerente da Havan acredita que o desempenho positivo está relacionado ao clima de otimismo com a mudança de governo, que incentivou as pessoas a comprar. Teoria consolidada nos meses seguintes. “Fevereiro também foi bom, superamos as metas em todos os departamentos, e em março houve a continuidade: até hoje registramos 51% de crescimento, puxado pelos setores de ferramentas e eletro, com grande destaque para o vestuário também”, disse.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE DINHEIRO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE