Agricultura e Fiep se unem para fomentar agroindústria

Ideia é pensar iniciativas que proporcionem redução dos custos de produção e maior renda aos produtores, principalmente com o desenvolvimento da infraestrutura


A Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento e a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) vão desenvolver ações conjuntas em prol do desenvolvimento da agroindústria. O assunto pautou uma reunião nesta segunda-feira (11) entre o secretário da Agricultura; Norberto Ortigara, e o presidente da Fiep Edson Campagnolo. Também participaram o diretor-geral Rubens Niederheitmann da Secretaria e a coordenadora de relações governamentais da Fiep, Letícia Rezende.

A ideia é pensar ações conjuntas que proporcionem redução dos custos de produção e maior renda para os produtores, principalmente com o desenvolvimento da infraestrutura.

Além disso, colaborar para a ampliar o processamento dos produtos, já que o estado é um polo de produção de proteína animal. A Secretaria, em conjunto com a entidade, quer atrair investimentos, tecnologia e empresas de ponta que ajudem a cumprir esse objetivo, além de incentivar pequenas cooperativas paranaenses.


Ambiente

Para Ortigara, é fundamental desenhar políticas públicas que auxiliem investimentos e fortalecer a infraestrutura do estado, criando um ambiente favorável para a qualificação e melhor desempenho dos agricultores.

“O objetivo é escapar de variações abruptas de preço que ocorrem no mercado primário, então quanto mais processado, melhor”, disse o secretário. “Enxergamos a indústria como uma grande parceira. Foi-se o tempo em que era considerada adversária para o ganho do agricultor. A visão moderna é de um jogo de ganha-ganha, e quanto mais processada a produção, melhor para a sociedade”, afirmou.

O presidente da Fiep Campagnolo destacou que muitas melhorias podem acontecer no ambiente agroindustrial do Paraná, principalmente com o avanço tecnológico. “O estado que sempre teve um agronegócio muito intenso. Quando a indústria começou a se desenvolver, foi justamente porque houve modernização, novos equipamentos, novas tecnologias. Isso, mais do que nunca, hoje está presente em qualquer região do estado. São muitas oportunidades que a indústria e a agricultura têm para caminhar juntas e devemos aproveitar”, afirma.

Na conversa, as lideranças também abordaram a necessidade de investimentos em educação, nos colégios agrícolas. Atrair jovens para o ensino especializado na produção agropecuária, associando à tecnologia e desenvolvimento de start ups, é uma oportunidade de colocar o Paraná como referência.


Cooperativas

O diretor-geral da Secretaria da Agricultura, Rubens Niederheitmann, reforçou durante o encontro o programa de apoio em andamento, em parceria com a Emater e a União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes).

O programa visa alavancar o crescimento de pequenas cooperativas, o que é uma das ações pertinentes para a linha de trabalho desta gestão. Cerca de 50 associações e cooperativas já estão recebendo capacitação.

O Paraná conta com 246 pequenas cooperativas da agricultura familiar, envolvendo mais de 162 mil pequenos produtores rurais, que precisam de apoio desde o campo até a agroindústria. A Secretaria da Agricultura e Abastecimento planeja detalhar um programa de suporte em logística, pequenas agroindústrias e mesmo nas lavouras, para intensificar uma produção de alimentos saudáveis.


As informações são da AEN

Vamos Ler inicia atividades em 2019 com formato consolidado na região

Vamos Ler inicia atividades em 2019 com formato consolidado na região...

Escolas particulares ampliam atuação do Vamos Ler

Escolas particulares ampliam atuação do Vamos Ler...

Ação arrecada 6 toneladas de lixo eletrônico em PG

Ação arrecada 6 toneladas de lixo eletrônico em PG...

Vagas na agência do Trabalhador para esta segunda (25/03)

Vagas na agência do Trabalhador para esta segunda (25/03)...

Confira seu horóscopo para este domingo (24/03)

Confira seu horóscopo para este domingo (24/03)...

Castrolanda cresce 16,1% e faturamento supera R$ 3,3 bi

Castrolanda cresce 16,1% e faturamento supera R$ 3,3 bi...

Rottas investe em obras e realiza projetos sociais em PG

Rottas investe em obras e realiza projetos sociais em PG...

Capa da edição deste fim de semana (23, 24 e 25/03/2019) do JM

Capa da edição deste fim de semana (23, 24 e 25/03/2019) do JM...

Implicância com a PM

Implicância com a PM...

Charge da edição deste fim de semana (23, 24 e 25/03/2019) do JM

Charge da edição deste fim de semana (23, 24 e 25/03/2019) do JM...

A água é um bem inesgotável?

A água é um bem inesgotável?...

Milla visita Bochenek visando informatização da Câmara

Milla visita Bochenek visando informatização da Câmara...

Alunos voltam a se manifestar contra PM no campus da UEPG

Alunos voltam a se manifestar contra PM no campus da UEPG...

Ratinho empossa Beto Preto

Ratinho empossa Beto Preto...
Comentários

Deixe uma resposta

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Últimas Notícias

Capa do Dia

CHARGE DO DIA

REDES SOCIAIS