PUBLICIDADE

Vendas do comércio de PG crescem em 2018

Imagem ilustrativa da imagem Vendas do comércio de PG crescem em 2018
-

Incremento no acumulado do  ano é de 0,23% na comparação com o mesmo período de janeiro a outubro de 2017 

Outubro foi um mês positivo para o comércio ponta-grossense. A Pesquisa Conjuntural do Comércio, realizada mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Turismo e Serviços do Paraná (Fecomércio PR), mostrou que as vendas das lojas do varejo em Ponta Grossa aumentaram 0,5% no décimo mês desse ano, na comparação com o mesmo mês em 2017. Mesmo na comparação com o mês de setembro houve um incremento nas vendas, de 0,43%. Com esse desempenho, a média, no acumulado do ano, manteve-se positiva, em 0,23% na comparação com 2017. Os números, que medem o faturamento das lojas, foram revelados nesta quarta-feira (12).

O segmento que mais cresceu em outubro foi o de materiais de construção. Na comparação com o mesmo mês no ano passado, o incremento foi de 16,5%. Na sequência aparecem as lojas de departamentos (13,5%) e óticas cine/foto/som, com 12,5%. Já no acumulado do ano, dos 11 setores avaliados na cidade, sete estão com as vendas positivas. Dois deles, cresceram mais de 10%: lojas de departamentos (16,6%) e concessionárias de veículos (15,7%). Também estão positivos farmácia (7,3%), livraria e papelaria (2,1%), calçados (1,7%), materiais de construção (1,2%) e supermercados (0,7%). Por outro lado, estão negativas óticas cine/foto/som (-8,1%), combustíveis (-8,5%), autopeças (-8,6%) e vestuário e tecidos (-14,2%).

No caso do setor automotivo, Giancarlo Capri, gerente de vendas da Cipauto, concessionária Chevrolet em Ponta Grossa, reconhece uma alta nas vendas neste ano. No acumulado de 2018, segundo ele, há um incremento de quase 12%. Porém, não são compras espontâneas, mas trabalhadas pela equipe da concessionária. “Os clientes em si não estão vindo comprar, mas é um trabalho de prospecção, de buscar o cliente”, explica. Para ele também não há um cenário de melhora econômica que estaria estimulando a compra. “Um dos fatores é a diminuição da margem das concessionárias e outro é que o banco da fábrica está ajudando, com uma taxa subsidiada”, completa. 

O gerente da concessionária líder de vendas no município, que comercializa o carro mais vendido no Brasil (Onix) reforça que esse crescimento deve ser ainda maior para 2019, já que a fábrica projeta um incremento de 23% em relação ao previsto para este ano. “No nosso caso teremos muitos lançamentos em 2019, serão 11 novas opções. Hoje temos um portfólio com 22 modelos, com carros que custam de R$ 43 mil a R$ 315 mil, e vamos incrementar isso mais ainda”, explica. Um dos modelos já confirmado para o mercado nacional é o Bolt, carro 100% alimentado por eletricidade. 

Crescimento de Ponta Grossa é o menor do Paraná

No Estado do Paraná, as vendas cresceram 6,53% no acumulado do ano, aponta a pesquisa. Conforme o estudo. A região com melhor desempenho é a Oeste, cujo incremento se aproxima dos 16%, na comparação com os mesmos 10 meses em 2017. Na sequência aparecem a região de Londrina, onde a alta média é de 11,2%, seguida por Curitiba e Região Metropolitana (3,5%) e Maringá (1,47%). Ponta Grossa é a penúltima colocada entre as seis regiões avaliadas, à frente apenas da Sudoeste, onde há uma retração na comparação com 2017, acumulando queda de 3,29%.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE DINHEIRO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE